Saúde Municipal: Palestra aborda Lei Federal e métodos contraceptivos no CRAS ‘Silvio Basso’

Compartilhe esta notícia:

Profissionais do Programa Planejamento Familiar esclarecem sobre direitos e orientações em saúde reprodutiva.

Na última terça-feira, 12 de março, o Programa Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra informativa no CRAS “Silvio Basso”, localizado no Jardim São Sebastião. O evento contou com a presença das profissionais Ana Luiza Ferreira, Assistente Social, e Eliana Barelli, Psicóloga, que abordaram questões relacionadas à Lei Federal nº14.443 de 02.09.2022, métodos contraceptivos e condições para esterilização no âmbito do planejamento familiar.

Durante a palestra, a equipe destacou os direitos garantidos pela lei, que incluem o acesso gratuito à cirurgia de Laqueadura Tubária e Vasectomia Bilateral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para aqueles que atendem aos critérios estabelecidos. No entanto, ressaltaram a importância da equipe psicossocial em fornecer orientações adequadas, pois esses procedimentos são considerados irreversíveis e requerem uma reflexão cuidadosa sobre a vida reprodutiva.

A coordenadora do CRAS “Silvio Basso”, Priscila Candido, foi reconhecida pela parceria e pelo apoio em ceder o espaço para a realização da palestra. O Programa Planejamento Familiar expressou sua gratidão em nome da equipe pela oportunidade de compartilhar informações e orientações essenciais para a promoção da saúde reprodutiva e familiar.

Esse tipo de iniciativa demonstra o compromisso das autoridades de saúde em oferecer educação e conscientização à comunidade sobre temas relevantes como o planejamento familiar, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. A palestra no CRAS “Silvio Basso” foi mais uma ação importante no contexto do Programa Planejamento Familiar, que busca proporcionar acesso a informações e serviços que promovam uma vida saudável e consciente.

Compartilhe esta notícia: