Cervejando – Brasilidade no copo: Landel lança cerveja com 100% lúpulos nacionais

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Brasilidade dá o tom do novo lançamento da Cervejaria Landel, de Campinas/SP: uma American Wheat produzida 100% com lúpulos nacionais, que conferem notas herbais e de maracujá doce.

Leve e refrescante, possui 4,5% de teor alcoólico e 20 de IBU, a “Tudo com Ocê é bom” celebra a amizade, a primavera que está quase batendo na porta, e a produção da flor mais importante para os cervejeiros: o lúpulo. Para isso, foram usados Cascade, Chinook e Comet, que recebeu medalha de ouro na Copa Brasileira de Lúpulos deste ano, todos vindos da Lúpulos Brasil, da cidade de Conchal/SP.

A “Tudo com Ocê é bom” está disponível para consumo em chope e em lata de 473 ml. Combina bem com quiche de queijo e pratos com salmão e camarão, por exemplo.

Responsável por aroma, sabor e amargor da cerveja, o lúpulo é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção da bebida. O nacional vem alcançando qualidade similar ao dos principais países produtores do mundo, como Estados Unidos e Alemanha.

De acordo com a Aprolúpulo (Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo), o crescimento acelerado desta cultura projetado para os próximos anos deve mudar o cenário detectado no ano passado, quando 99,6% do lúpulo usado pelas cervejarias brasileiras foi importado.

Em 2022, a cultura no Brasil atingiu 29 toneladas produzidas, o que deve subir para 88 toneladas até o fim deste ano. A expectativa é que já em 2024 o país se torne o maior produtor da América Latina, segundo a associação.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: