Cervejando – Lúpulo pode ajudar a prevenir Alzheimer, diz estudo

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Cervejas elaboradas com muito lúpulo, como as do tipo Indian Pale Ale (IPA), podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, sugere estudo publicado na revista científica ACS Chemical Neuroscience.

Os extratos da flor de lúpulo são usados ​​como agentes estabilizadores na produção de cerveja, mas costumam ser um dos principais ingredientes na bebida do tipo IPA. Esse componente natural também está presente em chás de ervas e alguns refrigerantes, explica o jornal.

Na pesquisa recente, cientistas descobriram que o lúpulo pode ser capaz de impedir que as proteínas beta amiloides se aglomerem em torno das células cerebrais, o que é uma das características da doença neurodegenerativa. De acordo com o jornal, os cientistas também confirmaram as propriedades antioxidantes do ingrediente usado na cerveja.

Foram analisadas quatro variedades de lúpulo: Cascade, Saaz, Tettnang e Summit. Elas foram expostas às proteínas amiloides de células nervosas humanas. O estudo revela que o extrato vegetal é capaz de desencadear um processo de renovação chamado vias autofágicas, no qual a célula se decompõe e reutiliza partes de estruturas antigas para aumentar a eficiência.

O lúpulo Tettnang, cultivado na Alemanha, teve o melhor desempenho, incentivando ainda mais a eliminação do excesso de proteínas no cérebro devido aos seus altos níveis de antioxidantes. Esse tipo de lúpulo costuma ser usado em cervejas diferenciadas e mais leves.

Embora as descobertas não sugiram que as pessoas devam beber mais cerveja, pois o álcool é um fator de risco para a doença de Alzheimer, os pesquisadores afirmam que o lúpulo pode ser base para alimentos que ajudem a prevenir o risco de doenças neurodegenerativas.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: