Cervejando – Projeto une 33 cervejarias brasileiras em produção simultânea de cerveja selvagem à base de mandioca

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Líquido extraído na prensagem da mandioca durante a produção de farinhas e tapioca, e utilizado na culinária do Norte do Brasil, a manipueira será a base de uma produção coletiva e simultânea de 33 cervejarias artesanais brasileiras em dez estados.

O nome do projeto significa “o que brota da mandioca”, na língua Tupi. A partir de uma receita comum, os cervejeiros adicionarão leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da manipueira. A ideia é que os micro-organismos de cada localidade sejam protagonistas no produto final, que ficará pronto dentro de 12 meses – depois da fermentação e de um período de maturação em barris de madeira na temperatura ambiente de cada local.

“É muito importante para o amadurecimento do mercado cervejeiro trazer discussões como terroir, levedura selvagens, com ingredientes da multiplicidade que o universo da diversidade brasileira tem como um todo. Seja de madeira, de fruta, de leguminosas, de raízes, de folhas, etc. Este projeto é importante por toda essa diversidade de temas e toda essa dimensão de saberes e sabores, que homenageia e traz para discussão científica brasileira, trazendo muita maturidade para o mercado de cerveja” explica Aline Smaniotto sommelière de cervejas e antropóloga

Cada cervejaria buscou fontes de manipueira em sua cidade ou região e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que serão usados na a cerveja. A expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, com aromas e sabores próprios, já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: