Cervejando – Harmonização cerveja e escola americana  

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Marcada pelos exageros e pela criatividade, a escola americana é considerada uma revolução. Ela reinventou estilos e misturou conceitos das escolas tradicionais, principalmente a inglesa e a belga.

Um bom aperitivo para começar as harmonizações dessa escola são os onion rings, que são anéis de cebola empanados com American Lager, que é considero um dos estilos mais consumidos no mundo, é uma cerveja leve, super refrescante, fácil de beber e alto drinkability. Caso queira testar uma cerveja mais diferente, experimente com Saison, que possui alta carbonatação, é frutada e picante.

As asas de frango fritas em óleo fervente, conhecidas como buffalo wings, vão bem com uma American Hop Lager, essa cerveja tem um amargor leve e marcante, que contrasta com o dulçor da comida.

Talvez a harmonização mais conhecida dessa escola é hambúguer como uma American IPA. Os sabores de malte combinam com o pão, já os de lúpulos combinam com os condimentos. A carbonatação e o teor alcóolico da cerveja tês potência para limpar a gordura do lanche no palato e preparar para uma próxima mordida e um próximo gole.

Experimente a costelinha de porco com molho barbecue com Amber Ale, uma cerveja de amargor médio, boa presença de malte e com notas suaves de caramelo, que na versão americana, possui mais notas de lúpulo.

A Pumpkin Ale é uma cerveja que surgiu na época da colonização dos Estados Unidos e é feita com adição de abóbora. Para harmonizar, tente com uma torta de abóbora, um doce clássico americano. Se achar que é muita abóbora, experimente com uma American Porter. Tente essa cerveja ou uma Brown Ale, cujo sabor e aroma do lúpulo complementa e realça o malte com outro doce clássico americano, o donuts.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: