Artigo: Equilibrando produtividade e qualidade do sono

Compartilhe esta notícia:

Dando continuidade na sequência de matéria sobre a qualidade do sono.

Por: Arthur Micheloni*

A Intensificação da pressão por produtividade tem uma relação inversa com a qualidade do sono, aumentando a tendência das pessoas à procrastinação. A falta de sono pode resultar em exaustão física e emocional, afetando o equilíbrio do humor, reduzindo a capacidade de concentração e prejudicando a memória, com consequências negativas para o desempenho. Uma pesquisa realizada recentemente, demonstra essa conexão. O estudo envolveu 100 participantes, entre homens e mulheres, com idades variando de 18 a 66 anos.

O estudo destaca os impactos do aumento exagerado da produtividade, que deixa pouco espaço para o descanso, tanto na qualidade de vida diurna quanto na noturna.

Foto: Freepik

A pesquisa examinou os comportamentos sociais, como a procrastinação, revelando como as atitudes se relacionam com a realidade da “sociedade do cansaço” em que vivemos. O estudo teve como base um questionário sociodemográfico, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), a Escala de Procrastinação (PPS) e a Escala de Percepção da Pressão por Rendimento.

Ao correlacionar a qualidade do sono (IQSP) com a percepção de pressão por produtividade, os resultados indicam que uma menor qualidade de sono está associada a uma pressão mais intensa por produtividade e vice-versa. Também foi observada uma relação entre a percepção da pressão por rendimento e a procrastinação, sugerindo que uma pressão maior por produtividade está relacionada a uma maior tendência à procrastinação e vice-versa.

A análise entre a qualidade do sono e a procrastinação revela que noites de sono de baixa qualidade estão ligadas a um aumento na procrastinação nas atividades diárias, e vice-versa. Além disso, foi identificado que o uso regular de medicamentos afeta negativamente a qualidade do sono.

Concluindo, a pesquisa esclarece os efeitos prejudiciais da pressão por produtividade excessiva e da privação de sono na saúde mental e física. Essas descobertas mostram a importância de encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e o descanso, promovendo a qualidade do sono como um componente fundamental para o bem-estar geral. Priorizar o autocuidado e reconhecer os sinais de estresse e exaustão pode ser um passo crucial para a busca da longevidade saudável.

Aproveitando o desfecho, gostaria de deixar aqui um tributo à excelência e ao brilho intelectual de meus alunos. Allana Irano Ricarti da Silva, Abner Castilho Rodrigues, Samla Horana de Sousa, Vitória Silva Bonfim, Pedro Miguel Araújo dos Santos, Bruno Henrique Gomes de Lima Paul, Vítor Guilherme dos Santos e Isaac Agraciano Romano, meus dedicados aprendizes, destacaram-se na 1ª Feira de Ciências da EMEB “Deputado Ricardo Izar” ao conquistarem o primeiro lugar com seu notável projeto na área de astronomia. Também merecem destaque Pietra Machado Bertholetti, Gabrielly Silva Bonfim, Emanuele Cristina Damião Bataglia, Alice Regina Vascon e Bárbara de Freitas, que compartilharam o segundo lugar com seu impressionante projeto de uma mão robótica. Não podemos esquecer de João Vitor Justino Pereira, Lis Yanni Monteiro, Enzo Gabriel de Oliveira da Silva, Pedro Henrique Stain e Miguel Barboza de Souza, que também alcançaram o segundo lugar com seu projeto sobre Energia Nuclear. A todos os participantes, fica o agradecimento pela a maravilhosa apresentação e participação nesse pequeno projeto que apresenta e estimula a todas as crianças para a belíssima e maravilhosa CIÊNCIA!

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa, Professor de Ciências e Biologia e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: