Cervejando – Piracerva – Cervejarias se unem em brassagem colaborativa

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A recém-criada Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba – Piracerva, que reúne 11 microcervejarias piracicabanas, já iniciou seu primeiro projeto com a brassagem de uma cerveja colaborativa. A produção deverá ser lançada em outubro.

Fazem parte da Piracerva e participaram da produção as cervejarias A Tutta Birra, Cevada Pura, Dama, Em Nome do Malte, Escafandrista, Green Fish, Kontainer Beer, Nhô Quim Cervejaria, Panela Cervejeira, Peixe Para e Vibeer.

Presidente da Piracerva, Lucas Romero pontuou sobre a importância desse primeiro projeto. “É um marco para a história da cerveja piracicabana, termos todas as nossas cervejarias trabalhando de forma conjunta em prol da promoção da cultura cervejeira em nossa cidade. E esse projeto, em forma de cerveja, vem com o objetivo de celebrarmos essa união”, disse o sócio proprietário da Green Fish.

O estilo escolhido para estrear e representar a união das onze cervejarias piracicabanas foi a Session IPA e a produção aconteceu na fábrica da Dama Bier. “Foi uma honra para a Dama Bier receber e conduzir este projeto em nossas instalações. E nada mais icônico do que unir todas as cervejarias de Piracicaba através de uma cerveja feita por todos nós, pois nosso objetivo é trabalhar em conjunto com todas as integrantes da Piracerva na promoção da cultura cervejeira local”, afirmou Renato Bazzo, CEO da cervejaria.

A Session IPA é um estilo caracterizado por ser uma cerveja de corpo leve, teor alcóolico baixo, coloração amarela – âmbar e tem como principal característica o seu perfil de lúpulo, responsável pelo suave amargor e por todo o aroma típico desse estilo que ficarão sob responsabilidade dos lúpulos: Centennial, Cascade, Citra e Strata.

“Escolhemos um estilo que se conectasse com a nossa cidade e a Session IPA é uma das cervejas mais consumidas em nossos portfólios, ou seja, ao mesmo tempo é um elemento comum entre todas as cervejarias” afirmou Pedro Gonçalves, vice-presidente da Piracerva.

Estão sendo produzidos 2.500 litros da cerveja colaborativa e que serão comercializados em latas e em barris de chope, que estarão disponíveis nas 11 cervejarias e bares parceiros espalhados pela cidade. E, em breve, a Piracerva lançará uma campanha online para escolher o nome dessa cerveja, que necessariamente deverá homenagear a Piracicaba.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: