Loja Maçônica “Libero Badaró” e Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona Zilda Salvagni” comemoram marcos importantes

Compartilhe esta notícia:

Evento celebra aniversário de instituições históricas e homenageia notáveis personalidades locais

Na última sexta-feira, 20 de outubro de 2023, a cidade de Taquaritinga se uniu em celebração de dois eventos significativos: o aniversário de 125 anos da Loja Maçônica “Libero Badaró” e o aniversário de 116 anos da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona Zilda Salvagni”.

As comemorações tiveram início com a inauguração de uma exposição em homenagem ao renomado artista plástico Washington Maguetas na sede da Loja Maçônica “Libero Badaró”. Essa exposição, que ficará aberta ao público até o próximo dia 28 de outubro, destaca a vasta carreira de Maguetas, cujo trabalho tem sido uma parte integral da cena artística de Taquaritinga por mais de seis décadas.

Washington Maguetas é um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das belas artes, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e prática, São mais de go anos de vivência artística, que lhe conferem a condição de Mestre

Nascido em 5 de julho de 1942, em Taquaritinga (SP), Maquetas tornou-se professor de desenho e pintura em 1960. Sua principal atividade sempre foi a pintura, também tendo criado músicas (letras e melodias), es culturas e poesias

A arte de Maguetas é intimamente ligada à história do impressionismo no Brasil e no mundo. Passou uma grande parte de sua vida na busca árdua da cor, da harmonia, da sombra e da forma perfeita.

O impressionismo surgiu espontaneamente, porque veio da necessidade de reproduzir os momentos rapidamente, conservando a luz natural em cada cena. As cores, os tons e as luzes são brasileiras, assim como a maior parte das paisagens, classificando seu trabalho como um “Impressionismo Tropical”

Seus principais temas são paisagens brasileiras, interiores, retratos e efeitos de luz e sombra sobre a natureza morta e arranjos florais. Suas paisagens e cenas de mulheres nos lembram um mundo idealizado da natureza e do afeto, um mundo perdido para nós nas cidades frenéticas e ansiosas do século XXI. Suas naturezas mortas revelam uma utilização impar da cor e dá com posição na melhor tradição do passado.

“Muitas vezes, quando pinto ao ar livre, me transporto para um mundo atemporal, e outras vezes acabo por realizar um trabalho de documentação histórica, pintando paisagens que hoje já não existem mais; algumas se alteraram devido as estações do ano, no entanto, outras simplesmente foram modificadas pelo avanço urbano”, afirmou Washington Maguetas.

Na sequência, a Loja Maçônica “Libero Badaró” inaugurou o espaço permanente Prof. Arnaldo Ruy Pastore, uma homenagem ao ilustre irmão de ideal. O espaço, dedicado à memória e obra de Pastore, reconhece sua contribuição como historiador e sua dedicação a instituições maçônicas e sociais.

Membro ativo da Loja Maçónica Libero Badaró e do Rotary Club, instituições nas quais ocupou diversos cargos. Em 2012, recebeu a Comenda D. Pedro I, a mais alta condecoração almejada por um maçom, além de muitos outros títulos e homenagens ao longo de sua vida

Pastore foi delegado da Associação Paulista de Imprensa e colaborou com veículos de comunicação, por meio de artigos e participações em boletins de rádio. Seu legado como historiador é inestimável, tendo contribuído para resgatar e registrar os primórdios da História de Taquaritinga. Aposentado como professor na disciplina de Física da rede estadual de ensino, destacou se como orador, tendo proferido palestras em dezenas de cidades, principalmente em ambientes rotários e maçônicos.

A Loja Maçónica Libero Badaró passa a contar agora com um espaço em suas dependências para perpetuar a memória e a obra do inesquecível irmão de ideal. Dessa forma, a participação de Pastore no engrandecimento da Maçonaria Brasileira ficará eternizado.

Mais tarde, por volta das 17h, a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona Zilda Salvagni” inaugurou a Unidade de Internações “Dr. Dimas Eduardo Ramalho”, em uma cerimônia que reuniu políticos, personalidades e membros da comunidade local. A nova unidade (Posto 6) foi nomeada em homenagem ao Dr. Dimas Eduardo Ramalho, membro ativo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que ao longo de sua vida presta uma serie serviços relevantes e apoio às entidades filantrópicas de Taquaritinga e região.

Dr. Dimas Ramalho, natural de Taquaritinga, estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, na qual foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto. Ingressou no Ministério Público em 1980, tornando mais tarde o 34. Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal. Foi vice-presidente da “Nossa Caixa, Nosso Banco”, Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo, entre outros cargos. Cumpriu três mandatos de Deputado Estadual e outros três de Deputado Federal, em 2012, teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa, tornando-se Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Foi eleito presidente da instituição para os exercícios de 2016 e 2022.

Vale destaque a presença dos ex-prefeitos de Taquaritinga, Sérgio Salvagni, Tato Nunes, Milton Nadir, Paulo Delgado, além do atual prefeito Vanderlei Mársico e do vice-prefeito Luís Fernando Coelho da Rocha. A mesa de autoridades foi composta ainda pelo Dr. Sidney Sudano, Waldemar Peria, Carlos Grigolli todos ligados a Maçonaria de Taquaritinga.

Estes eventos destacam o compromisso da irmandade da Loja Maçônica “Libero Badaró” em honrar a história de Taquaritinga, com homenagem a artista e notáveis personalidades que moldaram a Cidade ao longo dos anos.

Confira as fotos das solenidades: 

Compartilhe esta notícia: