Taquaritinga declara situação de emergência devido a danos em Estação de Tratamento de Esgoto e Captação de Água

Compartilhe esta notícia:

Furto e vandalismo causam sérios problemas no tratamento de esgoto e no abastecimento de água da cidade.

O prefeito de Taquaritinga, Vanderlei José Mársico, assinou o Decreto nº 5.692 em 26 de setembro de 2023, declarando Situação de Emergência no município de Taquaritinga, Estado de São Paulo. A medida foi adotada devido a atos de furto e vandalismo ocorridos no Centro Ecológico de Processamento de Esgoto – CEPE “Engº José Renato (Zeco) Battah Veiga” e na Captação de Água do Córrego Dobradinha.

Estação de Tratamento de Esgoto de Taquaritinga, SP — Foto: Reprodução/EPTV

No dia 19 de setembro de 2023, a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto do município foi alvo de furto e vandalismo, resultando na destruição de equipamentos, paredes grafitadas e furto de materiais essenciais. Como consequência, a Estação de Tratamento de Esgoto ficou totalmente inoperante, levando ao despejo de 100% do esgoto de forma in natura no Córrego Ribeirão dos Porcos.

Além disso, a interrupção na captação de água do Córrego Dobradinha comprometeu significativamente o abastecimento de água à população, uma vez que essa captação é responsável por 30% do abastecimento de água municipal.

Estação deixa de tratar esgoto em Taquaritinga, SP, após ser alvo de vândalos — Foto: Reprodução/EPTV

O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, e a interrupção desses serviços pode desencadear problemas de saúde pública, incluindo surtos de epidemias e poluição dos recursos hídricos.

O Decreto tem como objetivo buscar recursos estaduais para o restabelecimento adequado do abastecimento de água e reestruturação da Estação de Tratamento de Esgoto, garantindo a saúde e o bem-estar da população.

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga destaca a importância de zelar pela saúde pública e promover a saúde sanitária. O Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

A situação exige a atenção e a colaboração de todos os cidadãos para preservar e proteger os serviços de saneamento básico do município. Esperamos que a prefeitura esteja empenhada em resolver essa situação e restaurar o funcionamento adequado dos sistemas de tratamento de esgoto e abastecimento de água.

Compartilhe esta notícia: