Cervejando – Estudantes do Instituto Federal de Brasília criam rota da cerveja artesanal no DF

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Um grupo de pesquisadores e estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) criou uma rota especial para apreciar cervejas artesanais, produzidas na capital. Segundo uma pesquisa do Anuário da Cerveja, o Distrito Federal tem 361 marcas de cerveja registradas.

O “Giro Beer — Rota de Cervejas Especiais no DF” passa por 17 cervejarias espalhadas por todo o quadradinho. De acordo com o aluno Carlos da Silva Lopes Neto, do curso de Tecnologia em Eventos, foi preciso fazer um trabalho tecnológico de pesquisa e mapeamento das cervejas.

“Não é só pela cerveja em si. É importante para o nosso curso fazer eventos. E isso faz parte do nosso currículo acadêmico. A gente fez esse mapa e nele está bem discriminado o que é a produção, a fábrica, o que é o local onde tem a fábrica com consumo”, explica. Segundo a professora do IFB, Adriana Alfani, há um grande quantitativo de cervejarias artesanais, e uma motivação do consumidor com esse tipo de cerveja.

Entre as cervejarias da rota está a do mestre cervejeiro Tássio de Araújo, no Núcleo Bandeirante. Ele produzia a cerveja em casa, o sonho cresceu e há dois anos, Tássio abriu sua loja. Ele conta que o brasiliense tem “abraçado” as cervejas locais. “Em 1º de julho desse ano completamos dois anos que inaugurou o Brewpub. Nesses dois anos a gente já produziu pelo menos 30 estilos de cerveja diferentes. O carro chefe são as cervejas ácidas, que são as sour. Brincamos demais com o leque de possibilidades que tem a combinação de frutas e especiarias. É bem legal”, explica o mestre cervejeiro.

O DF já tem produção de lúpulo que está virando cerveja 100% brasiliense. De acordo com o produtor de lúpulo João Marcus, já são cinco rótulos com esse DNA candango no quadradinho. “Nada melhor que consumir um produto local e ter uma cerveja que vai ter a característica daquela cidade”, comemora.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: