Vereador afirma que ‘temos condições de corrigir a rota’, sobre o Ipremt

Compartilhe esta notícia:

O vereador Dr. Valmir Carrilho Marciano utilizou o espaço do Tema Livre na sessão da Câmara na última segunda-feira (21) para abordar a delicada situação financeira do Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal de Taquaritinga (Ipremt). Afirmou que esteve no órgão pela manhã e, após diálogo com duas técnicas, expressou otimismo em relação à possibilidade de recuperação das finanças. Segundo o vereador, essa solução requer a colaboração do Executivo, Legislativo e principalmente do próprio Instituto, que possui o conhecimento necessário para contribuir na reconstrução financeira.

Dr. Valmir propôs a formação de uma comissão para tratar diretamente do assunto, visando encontrar alternativas eficazes para a atual crise. Nos últimos meses, o Ipremt enfrentou dificuldades em honrar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas, gerando preocupação e pedidos de intervenção por parte da comunidade.

 

Dr. Valmir Carrilho – Foto: AICMT

Durante o discurso, o vereador destacou a importância de superar divergências políticas e unir esforços em prol da estabilidade financeira do instituto. Enfatizou que a situação exige ação concreta e colaborativa, não apenas debates teóricos. Dr. Valmir reforçou que o foco deve estar nos interesses dos aposentados e pensionistas, em vez de ganhos políticos.

O vereador concluiu seu discurso enfatizando que a conjuntura requer união entre os pré-candidatos a prefeito e todos os envolvidos para encontrar uma solução que assegure dignidade aos que dedicaram anos de trabalho ao município.

O debate em torno da recuperação do Ipremt e do amparo aos aposentados e pensionistas demonstra a necessidade de ações concretas para superar os desafios enfrentados pelo órgão e garantir a tranquilidade financeira daqueles que já contribuíram para a cidade.

Confira a seguir a íntegra do discurso:

“Boa noite, senhor presidente, nobres vereadores, público presente, imprensa e internautas. No último sábado, durante o desfile da cidade, eu vi vários cartazes “Vereadores, salvem o Ipremt”. Muito triste, não com a reinvindicação, que é justa, legítima, mas sim pelo apelo de quem preocupado com as incertezas que cercam o instituto. Fui eleito vereador pela primeira vez em 2013, e já convivíamos com essas dificuldades que se agravaram. Confesso que tenho feito alguns estudos buscando alternativas para solucionarmos esse momento tão difícil, chegou a hora de apontarmos menos culpados e buscarmos mais soluções! Hoje na primeira hora da manhã estive no Ipremt buscando um diálogo franco, sincero e objetivo com a senhora superintendente. Fui informado de que a Dona Cidinha Girotto está internada, razão pela qual fui atendido primeiramente pela procuradora do Instituto – Dra. Nádia – e posteriormente se juntou a nós a tesoureira, senhora Fernanda Stracini. Todos os meus questionamentos foram esclarecidos, números me foram apresentados, inclusive agradeço a forma gentil e transparente que fui recepcionado por elas, por mais de uma hora. De consenso com as duas representantes do Instituto, quero dizer, que temos sim condições de corrigirmos a rota, e essa correção passa necessariamente pelo Executivo, pelo Legislativo e fundamentalmente pelo próprio Instituto, que tem conhecimento de causa para contribuir com essa reconstrução, por essa razão, com o apoio de todos os meus colegas vereadores (dois deles servidores públicos), vamos buscar a criação imediata de uma comissão de trabalho, para que possamos sair das infindáveis discussões teóricas para providencias concretas, esse debate deve ser pautado, pelo interesse dos aposentados, dos pensionistas, não na busca de votos, temos que atuar no interesse desses irmãos que estão angustiados. Não sei se estarei na próxima campanha política, mas uma convicção eu tenho, temos que desarmar os espíritos para que efetivamente possamos sair desse momento de letargia, imaginando como vamos pagar a próxima folha? Temos aqui alguns pré-candidatos a prefeito, então chegou o momento de nos unirmos e buscarmos juntos um bem comum que é tratarmos com toda a dignidade aqueles que deram uma vida em prol do nosso município. Muito obrigado.”

 

Compartilhe esta notícia: