Fatec Taquaritinga cria núcleo de estudos em agricultura 4.0

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa pretende desenvolver estratégias de negócios e buscar soluções tecnológicas adaptadas às necessidades dos agricultores da Região Central

Sempre em busca de formas de impulsionar o setor agrícola, a Fatec Taquaritinga criou o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Agricultura 4.0. A novidade vem para suprir a demanda de algumas empresas parceiras que estavam se apresentando para desenvolvimento de projetos agrícolas.

“Passamos a analisar dados de colheita, do mercado, cadeia produtiva, de logística, análises de solo entre outras coisas”, pontua Marcus Rogério de Oliveira, professor de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec e membro dos Núcleos de Estudos e Desenvolvimento de Agricultura 4.0 e de Estudos em Inteligência Artificial.

A agricultura 4.0 é conhecida também como agricultura digital. Esse termo engloba um conjunto de tendências tecnológicas no agronegócio: Agricultura de Precisão, Big Data e Internet das Coisas. “A agricultura 4.0 representa a convergência entre o agronegócio e as tecnologias digitais e visa utilizar a tecnologia para aumentar a eficiência, produtividade e a sustentabilidade do setor agrícola”, comenta Oliveira.

Núcleo pretende usar tecnologia para aumentar eficiência, produtividade e sustentabilidade do setor agrícola – Foto: rawpixel/Freepik

O docente conta que a unidade já possui parcerias com produtores rurais, associações e cooperativas de agricultores e com empresas do setor. “Já disponibilizamos os serviços do Núcleo para nossos parceiros e nossa expectativa é dar o start em outubro”.

Ele reforça que os primeiros passos foram dados para tirar o projeto do papel. “Sabemos que o produtor rural é cauteloso, por isso nossa estratégia é aplicar a tecnologia de maneira estruturada e pensada. Nesse momento, já temos ideias, estratégias e projetos criados para que nossos alunos participem. Queremos que eles obtenham conhecimento na área e possam se colocar no mercado de trabalho como provedores de soluções”, finaliza.    

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Compartilhe esta notícia: