Agricultura 4.0 a serviço do produtor rural em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

O agronegócio é reconhecidamente um importante pilar na economia brasileira e está constantemente enfrentando novos desafios relacionados à produtividade, à questões de competitividade em mercados globais e à sustentabilidade. Conforme falamos em nosso artigo anterior, aqui em Taquaritinga os agricultores podem contar com as soluções de Agricultura 4.0 e com o apoio institucional do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Agricultura 4.0 da Fatec Taquaritinga. Esse Núcleo, entre outras frentes de trabalho, está direcionando vários esforços em analytics e machine learning aplicados à agricultura. Por exemplo, usando imagens de satélite, dados climáticos e de produtividade para desenvolver modelos analíticos que geram informações valiosas ao produtor. Esses modelos podem predizer o melhor momento para plantio, indicar variedades mais adaptadas a cada talhão e até prever riscos de pragas e doenças.

Outra frente é o desenvolvimento de sensores para coleta de dados em tempo real. O Tecnólogo em Produção Industrial, Pós-graduado em Engenharia Industrial 4.0 e funcionário  da Fatec de Taquaritinga Arthur Carrasqueira está desenvolvendo sensores de baixo custo para instalação em implementos agrícolas. Esses sensores medem variáveis como umidade e nutrientes do solo durante o plantio e o manejo. Os dados irão alimentar nossos modelos analíticos que guiarão as tomadas de decisões.

Já temos vários casos de sucesso entre os produtores locais que se beneficiaram com a adoção de estratégias aplicadas ao agronegócio criadas pela Fatec de Taquaritinga e agora poderão contar com soluções de agricultura digital para otimizar o manejo de seus diversos tipos de lavouras. Com insights proporcionados pelos analytics, eles podem reduzir custos, aumentar produtividade e tornar seu cultivo mais sustentável.

Startups locais também poderão se beneficiar a partir das tecnologias desenvolvidas pela Fatec de Taquaritinga neste setor. Essas startups podem, por exemplo,  desenvolver  aplicativos que integram dados de satélites, estações meteorológicas e sensores para fornecer recomendações práticas aos produtores em tempo real. Também podem usar nossos modelos preditivos para diagnosticar doenças em lavouras a partir de imagens tiradas por drones ou celulares.

Essas soluções 4.0 estão ao alcance tanto do grande produtor quanto da agricultura familiar. Cooperativas e associações podem oferecer esses serviços aos seus  agricultores para implementarem tecnologias digitais em suas propriedades. Isso gera oportunidades que agregam valor, permitem alcançar novos mercados e possibilitam a obtenção de  novos financiamentos.

A Fatec de Taquaritinga se posiciona na vanguarda da Agricultura 4.0 no Brasil. A união entre pesquisa acadêmica e tecnológica e o espírito colaborativo e empreendedor está gerando soluções práticas para levar o agronegócio local a novos patamares de produtividade e sustentabilidade. É o campo conectado com o futuro.

Compartilhe esta notícia: