4 dicas para escolher o tipo de yoga ideal

Compartilhe esta notícia:

Prática pode focar em diferentes aspectos, como movimentos mais estruturados, relaxamento ou fluidez.

A prática do yoga tem adeptos ao redor de todo o mundo e não é difícil entender por quê. Além de proporcionar benefícios físicos, como flexibilidade, força e equilíbrio, a atividade também promove bem-estar mental, reduzindo o estresse e aumentando a consciência corporal. 

Yoga é um termo derivado da palavra sânscrita “yuj”, que significa unir ou juntar, representando a união do corpo e da mente em uma única prática. A dinâmica envolve a execução de posturas físicas, conhecidas como asanas, em conjunto com técnicas de respiração (pranayama), meditação e relaxamento.

Pesquisas científicas têm comprovado os efeitos positivos dessa prática milenar. O estudo “Effects of Yoga on Mental and Physical Health: A Short Summary of Reviews”, publicado na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, revisou sistematicamente pesquisas anteriores sobre os efeitos benéficos do yoga na saúde mental e física.

Primeiramente, as pesquisas indicam que a prática regular é eficaz na redução do estresse, proporcionando relaxamento físico e mental. Além disso, o yoga pode melhorar o bem-estar emocional, promovendo uma sensação de calma, equilíbrio e conforto geral. 

Outro benefício é o aumento da flexibilidade e da força muscular, já que as posturas e movimentos do yoga trabalham esses aspectos, resultando em maior mobilidade e resistência. A atividade pode ainda trazer melhoras para a saúde cardiovascular, com estudos indicando a redução da pressão arterial e o aumento da capacidade cardiorrespiratória. 

Foto: Freepik

Vale lembrar que o yoga é uma disciplina antiga, originada na Índia há milhares de anos, e ao longo do tempo, foram desenvolvidos diversos estilos diferentes. Cada um deles possui características únicas, enfatizando diversos aspectos da prática, seja o foco no alinhamento, a fluidez dos movimentos, a meditação ou a intensidade física. 

Portanto, antes de se aventurar em uma aula de yoga, é importante que o aluno entenda suas necessidades e objetivos pessoais. Nesse sentido, com tantas opções disponíveis, para escolher o tipo de yoga ideal, vale apostar em algumas dicas de profissionais e portais especializados no assunto.

  1. Procure estúdios e professores com experiência

Ao escolher um estúdio ou professor para iniciar as práticas, é recomendável verificar sua experiência e formação em yoga. Além disso, é importante observar o ambiente e a atmosfera do local, certificando-se de que seja adequado ao estilo de exercício buscado. Experimentar diferentes aulas e formatos também pode ser uma maneira de descobrir o que funciona melhor para cada pessoa.

No Brasil, o yoga tem se tornado cada vez mais popular, e é possível encontrar estúdios, escolas e professores dedicados a essa prática em todo o país. Nas grandes cidades, como o Rio de Janeiro, há uma ampla variedade de opções, desde estúdios renomados até instrutores independentes, oferecendo uma diversidade de estilos e abordagens. Para aqueles que desejam se aprofundar e se tornar instrutores, há também a possibilidade de realizar um curso de professor de yoga no RJ.

O mesmo acontece em cidades como Campinas, onde é possível encontrar uma variedade de locais e profissionais qualificados para atender às necessidades dos praticantes. Para quem deseja dar aulas na área, fazer curso professor de Yoga em Campinas pode ser um caminho frutífero. Independentemente do local em que os indivíduos interessados na prática estejam, é provável que haja uma comunidade de yoga para recebê-los e guiá-los.

  1. Avalie o seu nível de condicionamento físico

O nível de condicionamento físico é um dos primeiros fatores que o interessado deve considerar no momento de escolher qual estilo de yoga se adapta aos seus objetivos e propósitos. Para iniciantes ou pessoas que estejam buscando uma prática mais suave, o hatha yoga pode ser uma opção indicada.

Essa forma tradicional de yoga é caracterizada por movimentos mais lentos e uma ênfase especial na postura correta. É um estilo acessível para quem está começando. Vale ressaltar que a prática também exige condicionamento físico, uma vez que trabalha força por meio do tempo de permanência em cada postura. 

Há também outras opções específicas, como o ashtanga yoga, o iyengar yoga, o kundalini yoga e o yin yoga, cada um com suas próprias características e abordagens.

  1. Considere seus objetivos pessoais

Para quem está em busca de uma prática mais dinâmica e desafiadora, o vinyasa yoga pode ser a escolha certa. Nesse estilo, os movimentos são fluidos e sincronizados com a respiração, resultando em uma sequência contínua de posturas. O vinyasa é conhecido por aumentar a resistência e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que proporciona um treino energizante para o corpo e a mente.

Já para aqueles que procuram uma forma de relaxar ao máximo, o yoga nidra é uma opção ideal. Essa abordagem promove o relaxamento da mente por meio de sessões de 20 minutos dedicadas ao sono profundo, combinadas com suaves alongamentos. 

Em sânscrito, o yoga nidra pode ser traduzido como “yoga do sono mental” ou “yoga do sono psíquico”. Sua característica principal é a prática deitada em posição horizontal, na postura conhecida como savasana, e é comum usar uma manta para se cobrir durante a prática.

  1. Organize a disponibilidade de tempo e o compromisso

Além das dicas anteriores, é importante considerar a disponibilidade de tempo e o compromisso para se dedicar à prática do yoga. Alguns estilos exigem aulas mais longas e intensas, enquanto outros podem oferecer opções mais curtas e suaves. 

Assim, é válido analisar a rotina diária e verificar se é viável dedicar o tempo necessário para praticar determinado estilo de yoga. Escolher uma alternativa que se encaixe adequadamente na agenda é um modo de garantir a manutenção de uma prática consistente e desfrutar de todos os benefícios. 

No mais, é importante lembrar que não existe um estilo de yoga “melhor” ou “pior”. A escolha ideal depende de preferências, necessidades e objetivos individuais.

Compartilhe esta notícia: