Dia Nacional do Teste do Pezinho: saiba tudo sobre este exame

Compartilhe esta notícia:

Exame obrigatório em recém-nascidos auxilia na detecção precoce de doenças congênitas.

Nesta terça-feira (6), celebra-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um exame essencial realizado em recém-nascidos para detectar uma série de doenças e condições congênitas que podem afetar a saúde da criança. Com a coleta e análise de algumas gotas de sangue do calcanhar, é possível identificar precocemente e prevenir complicações de doenças que não apresentam sintomas no período neonatal.

O Teste do Pezinho deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Nacional de Triagem Neonatal é capaz de identificar até seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Quando essas doenças são tratadas precocemente, as chances de sequelas são reduzidas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o exame do pezinho desempenha um papel importante na redução dos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.

O Teste do Pezinho é obrigatório para todos os recém-nascidos e faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. Todos os estados do país estão credenciados para realizá-lo, garantindo o acesso universal a esse importante exame.

É natural que os pais se preocupem com a realização de exames em seus bebês recém-nascidos. No entanto, é importante lembrar a relevância do Teste do Pezinho, mesmo que ele possa causar algum desconforto momentâneo. O procedimento é rápido e a coleta de sangue é feita no calcanhar por ser uma região vascularizada, tornando a coleta de algumas gotinhas de sangue simples e segura.

O resultado do Teste do Pezinho costuma estar disponível em até 10 dias. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é recomendado realizar um novo teste para confirmar o diagnóstico. Além disso, o acompanhamento regular com o pediatra é essencial para que ele possa estar ciente das manifestações clínicas da doença e propor o tratamento adequado.

O Teste do Pezinho é uma importante ferramenta de saúde pública, contribuindo para a identificação precoce de doenças e permitindo intervenções oportunas que podem fazer a diferença na vida dos recém-nascidos e de suas famílias.

Compartilhe esta notícia: