Artigo: Jovens Talentos em Tecnologia – Impulsionando a Transformação Digital e o Desenvolvimento Econômico Local

Compartilhe esta notícia:

Por: Marcus Rogério de Oliveira*

A era digital tem transformado o mundo dos negócios e as empresas precisam se adaptar para sobreviver e prosperar neste ambiente altamente competitivo e globalizado. Nesse cenário, jovens com habilidades em tecnologia podem fazer a diferença, ajudando empresas em diversos setores a abraçarem a transformação digital, aumentando assim sua eficiência e competitividade. O desenvolvimento econômico de Taquaritinga e da região tem muito a ganhar com a contribuição desses jovens, que trazem consigo conhecimento e expertise na área da tecnologia. Os jovens podem também se beneficiar com experiências e conhecimentos para uma carreira internacional em tecnologia.

Com habilidades em computação, jovens podem criar soluções personalizadas para as empresas, como sistemas de gerenciamento e controle de estoque, ou plataformas de venda online. Imagine uma loja de roupas local que, com a ajuda desses jovens, consegue criar um aplicativo eficiente para vender suas peças online e gerenciar seu estoque, melhorando assim a experiência de seus clientes e aumentando suas vendas.

No âmbito da internet, esses jovens talentos podem desenvolver sites e aplicativos, aprimorando a presença digital das empresas e expandindo seu alcance para um público mais amplo. Por exemplo, um pequeno restaurante da região poderia ter seu próprio aplicativo de delivery, desenvolvido por jovens com habilidades em tecnologia, que permitiria aos clientes fazer pedidos diretamente e, ao mesmo tempo, promoveria a marca do restaurante.

No agronegócio, jovens com habilidades em tecnologia podem auxiliar na otimização dos processos de produção, armazenamento e distribuição de alimentos. Por exemplo, imagine um produtor de frutas que, com a ajuda de tecnologias como agricultura de precisão e sistemas de monitoramento, consegue aumentar sua produtividade, reduzir o desperdício e garantir a qualidade dos alimentos entregues aos consumidores.

Na produção industrial, jovens podem apoiar a implementação de tecnologias como automação, robótica e manufatura avançada, possibilitando processos mais eficientes e sustentáveis. Uma fábrica local de móveis, por exemplo, poderia contar com a ajuda desses jovens para integrar sistemas de informação e comunicação, permitindo uma melhor coordenação entre os setores da empresa e a tomada de decisões mais ágeis e informadas.

Para aqueles jovens que desejam fazer a diferença no desenvolvimento econômico local e global, a busca por uma carreira na tecnologia é uma excelente opção. A Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (Fatec) oferece cursos superiores em tecnologia que capacitam os estudantes a adquirir habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e apoiar a transformação digital das empresas. Com a formação proporcionada pela Fatec, esses jovens estarão prontos para se tornarem agentes de mudança no mundo empresarial e na sociedade em geral, protagonizando histórias de sucesso e inovação.

*Marcus Rogério de Oliveira, Professor da Fatec, é mestre em Ciência da Computação pela USP e doutor em Biotecnologia pela UFSCar

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: