Nutricionista dá dicas para aproveitar o carnaval com energia, saúde e evitar ressaca

Compartilhe esta notícia:

Alimentação equilibrada e ingestão de líquidos estão entre as principais recomendações para os foliões que querem curtir ao máximo todos os dias de festa.

O Carnaval é a época do ano que, em meio ao embalo da folia, come-se e bebe-se de tudo. Os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação nesse período. 

Para quem deseja curtir os ensaios de blocos, festas de aquecimento e toda a folia que o Carnaval proporciona, sem perder o pique, a Nutricionista e preceptora de estágio do curso de Nutrição da Estácio, Loiane Sartori  Oliveira Ferrari (foto), destaca que a hidratação é o fator essencial para evitar a famosa ressaca e também ajudar a manter energia e disposição na folia. 

O consumo de bebida alcóolica auxilia na desidratação do organismo, assim, a hidratação, tão fundamental no dia a dia, se torna indispensável em tempos de grandes desgastes físicos. “Antes, durante e depois da folia tenha sempre uma garrafinha de água com você. O segredo é, além de se hidratar antes e depois, intercalar a ingestão de água com as bebidas alcóolicas, o que vai fazer uma grande diferença. Além da água, sucos de frutas naturais e água de coco são boas opções. Sucos ricos em vitamina C, como limão, laranja, acerola, contém antioxidantes e ajudam a combater os efeitos das bebidas alcoólicas”, afirma. 

Loiane Sartori Oliveira Ferrari, Nutricionista e preceptora de estágio do curso de Nutrição da Estácio.

Segundo a nutricionista, a alimentação equilibrada é a estratégia apropriada para ajudar o corpo a ficar disposto na festança. Certos alimentos podem ajudar ainda mais a manter o organismo funcionando bem. “O importante é não ficar longos períodos em jejum. Antes de sair para curtir, programe-se para realizar ao menos as refeições principais, como o café da manhã, almoço e jantar. Associe uma fonte de proteína de fácil digestão como ovos, frango ou até mesmo peixe, e se possível uma saladinha com vegetais verdes escuros, pois auxiliam na desintoxicação e são aliados contra a ressaca.

Busque ingerir também alimentos energéticos como pães, cereais, arroz, macarrão, batata doce, e preferencialmente, os integrais que oferecem saciedade por mais tempo e mantém a energia alta”, explica.

Por fim, a nutricionista faz um alerta para quem opte ou precise fazer refeições fora de casa: “Procure opções feitas na hora, com pouca gordura, sem muitos condimentos ou molhos, que podem causar desconfortos na digestão e atrapalhar a curtição! E claro, sempre preste atenção nas condições de higiene do local, afinal de contas, são esses detalhes que te fazem acumular boas experiências e lembranças e curtir todos os dias de festa”, conclui.

Compartilhe esta notícia: