Conheça cinco dicas que você deve saber sobre cuidados com a saúde no verão

Compartilhe esta notícia:

Segundo especialista, consequências da falta de hidratação são as principais causas de desconfortos no calor.

O período de frio tardio e o calor escasso chega ao fim nos meses de dezembro e janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuvas intensas para o início de 2023, seguidas por alta nas temperaturas — o cenário pode provocar diferentes problemas ao organismo. Aliado a férias escolares e recesso de Natal e Réveillon, é comum que a população esteja desatenta a cuidados básicos e especialistas recomendam cuidados.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, professora Rafaela Saviolli, a estação exige atenção com a saúde. “É importante sempre estar em alerta para os riscos de doenças, desconfortos e outros problemas típicos do verão”, afirma.

Calor intenso demanda cuidados especiais com a saúde – Foto: Divulgação

A docente destaca as principais dicas para manter o bem-estar durante a temporada:

Hidratação

O corpo é formado por 70% de água e ela é a grande aliada para as funções vitais do nosso organismo. No verão, transpiramos mais porque a eliminação de líquidos controla nossa temperatura corporal. É recomendado beber 2 litros de água por dia. A boa hidratação ajuda a administrar as calorias, melhorar o funcionamento dos órgãos e evitar a retenção.

Incidência do Sol

Praticar atividades físicas ao ar livre em horários em que o sol está mais forte pode causar desidratação e elevação da temperatura corporal. Os melhores horários para praticar exercícios são no início da manhã, até às 10 horas, e após às 16 horas.

Filtro solar

É importante intensificar o uso de protetor solar. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele responde a 33% dos diagnósticos de tumores no Brasil.

Alimentação leve

Ingerir alimentos pesados e gordurosos pode não ser a melhor alternativa, já que eles exigem um trabalho maior de digestão, o que aumenta a temperatura corporal. Dê preferência para refeições mais leves e comidas com bom percentual de água. Durante o verão, também é comum casos de intoxicações alimentares, pois o calor faz com que os produtos estraguem mais rapidamente. Por isso, é importante ter atenção às datas de validades.

Roupas adequadas

O vestuário contribui para a elevação da temperatura corporal. Por isso, é importante ceder espaço para roupas mais leves, com tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, seda e crepe, que permitem a ventilação do corpo. As cores claras são aliadas, uma vez que tonalidades escuras tendem a absorver o calor e, com isso, prejudicam o conforto.

Compartilhe esta notícia: