Arquivo Geral – São João Batista

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider

São João Batista

São João é conhecido como o “Santo Festeiro” e, embora não seja feriado, essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das Festas Juninas do país, que são celebrações no mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha. O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de São João Batista.

Destaque

Interessante e bonito de se ver, a divulgação, pelas redes sociais na internet, pelos internautas que fazem esse tipo de trabalho digital, fotos e vídeos sobre os enfeites das ruas, na quinta-feira (16), desde cedinho, a respeito da procissão de Corpus Christi em Taquaritinga, que vai ganhando, novamente, projeção regional e nacional. De parabéns todos os envolvidos nesse acontecimento religioso.

Balanço trimestral

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou, por meio do Comunicado nº 27/2022, emitido pela Presidência e veiculado na edição do Diário Oficial do Estado de quarta-feira (15/6), o resumo das atividades desenvolvidas pela Corte de Contas durante o primeiro trimestre de 2022.Com 21 sessões de julgamento realizadas pelas Câmaras e pelo Pleno, a Corte apreciou mais de 1.700 matérias em plenário. No balanço, são demonstradas, dentre outros indicadores, as quantidades de processos apreciados pelas Câmaras e pelo Tribunal Pleno, o valor das multas aplicadas em Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) e o número de condenações para devolução de importâncias e de comunicações ao Ministério Público. Com sete sessões ordinárias cada uma, as duas Câmaras do TCE analisaram, juntas, 1.192 processos – entre contratos e prestações de contas de repasses ao Terceiro Setor, contas anuais de Prefeituras e Câmaras Municipais, representações, embargos e agravos. No período, as Câmaras aplicaram multas indenizatórias que totalizaram 4.980 UFESPs.

Juninão com Os Morenos do Forró

A direção do Clube da Velha Guarda – Anos Dourados Taquaritinga – está anunciando para o próximo sábado (25), a partir das 21h, em sua sede social, o tradicional Juninão, com a Banda Os Morenos do Forró. Além de danças e arrasta pé, haverá um menu especial aos presentes: kit doces, bolos, chocolate quente, quentão, vinho quente, arroz doce, chocolate quente e pipoca. Reservas de mesas: 16.99720.5304 e 3252.7009. Apenas R$ 20,00 o ingresso. Imperdível.

Novena e festa junina

Na quinta-feira (23), tem início na Igreja Matriz de São Sebastião, a partir das 19h30, Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Já no dia 26, haverá festa junina na praça Dr. Aimone Salerno, após a missa das 19h.

Que pena

Com a derrota por 7×1 contra a Ferroviária, semana passada, o sub-20 do CAT, praticamente deu adeus a uma possível classificação para a segunda fase do torneio promovido pela FPF. Nesta quarta (22), joga no estádio “Taquarão”, às 15h, contra o XV de Jaú. É torcer para terminar com boa pontuação e quem sabe, ainda, uma possível classificação à segunda fase.

Frase do dia

“Nosso amor é tão bonito, tão sincero, feito festa de São João” – Maria Bethânia.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: