Polêmica: Secretário da Saúde comparece no Legislativo

Compartilhe esta notícia:

José Fonseca Neto ficou mais de 1h30 na tribuna livre da Câmara Municipal, mas pouco falou.

Assim como aconteceu na semana passada, no qual a sessão da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP) “pegou fogo”, a promovida pelos vereadores na noite de segunda-feira, 21 de março, não foi nada diferente.

Desta vez quem utilizou da tribuna livre da Câmara Municipal foi o secretário municipal de Saúde, José Fonseca Neto. Após muita discussão entre os vereadores e toda polêmica envolvendo seu nome, o secretário apareceu para ser “ouvido” – atendendo a uma convocação do vereador Dr. Denis Machado, aprovada na sessão do dia 6 de dezembro do ano passado.

Fonseca chegou acompanhado de alguns funcionários ligados à atual administração, e tinha em suas mãos alguns documentos que poderiam ser apresentados aos vereadores.

Como o clima da sessão já era tenso, a reunião teve início com mais de meia hora de atraso, sendo que parte dos vereadores se reuniu nos bastidores do Legislativo. O presidente da Casa de Leis logo que abriu a reunião já começou “atirando” contra o prefeito e, consequentemente ao secretário da Saúde, Fonseca.

Ao conceder a palavra o secretário, antes mesmo da resposta os ânimos se acirraram ainda mais, quando o vereador Dr. Denis Machado iniciava sua pergunta, o colega Mauro Modesto pediu a palavra e afirmou “Gostaria de falar para o senhor não contar mentira não, fala a verdade do que aconteceu, do que deixou de acontecer. Ninguém está aqui para escrachar o senhor, para fazer nada. O que o Denis falar, o senhor pode responder e falar a verdade, e tudo a verdade. Aqui não precisa contar mentira para ninguém não”. A resposta do secretário foi rápida: “Sem sombra de dúvidas”.

Mais do que de pressa, o vereador Dr. Denis Machado soltou a primeira pergunta: “eu gostaria de saber onde foi para o dinheiro da Covid? Que Taquaritinga está um caos referente a alguns tipos de medicamentos. Eu sei que teve alguns tipos de pedalas que a gente vai estar investigando. Eu quero saber onde foram parar os 7 milhões da Covid?”.

Por sua vez, o secretário afirmou que “Eu gostaria de dizer que todas as minhas respostas são honestas, são sinceras, e isso foi pautado na minha gestão desde que eu entrei na Saúde e antes dela, em qualquer lugar que passei em minha vida”.

Deste momento para frente o pau fechou ao justificar seu não comparecimento na sessão em dezembro de 2021. Fonseca afirmou que “Gostaria se pudesse… já que o nobre vereador afirmou que eu não vim à sessão… eu ia vir sim! É que eu não entendo muito bem, então eu peço desculpa pela falta de compreenssão. Eu não entendo muito como funciona o regimento da Câmara”.

Machado interrompeu a fala do secretário asseverando que “Para! Não vem se fazer de coitado aqui dentro não!” o Fonseca questionou “Eu posso falar?”, Dr. Denis respondeu “Se for para mentir, não!”.

O secretário ocupou a tribuna por mais de 1h30 e respondeu questionamentos dos vereadores a respeito de gastos públicos com a Covid-19 e também sobre denúncias em relação ao tratamento dispensado a alguns servidores da pasta.

Tramita na Casa um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar esses assuntos. Em razão da presença do secretário, não houve tempo para leitura de indicações e requerimentos, além de votações de outros projetos que estavam na pauta.

Compartilhe esta notícia: