Cervejando – Cinquenta marcas brasileiras lançam simultaneamente cervejas de estilos da escola inglesa

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Movimento organizado por cervejarias e brewpubs independentes brasileiros motivou os lançamentos. Dez marcas que já tinham os estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter também integram o movimento.

50 cervejas de estilos da escola inglesa chegam ao consumidor brasileiro ao mesmo tempo e com a mesma identidade visual. O maior lançamento simultâneo do mercado nacional aconteceu no Bitter Day, movimento organizado por marcas independentes do país. Na mesma data, outras 10 marcas fizeram ações de divulgação de rótulos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter que já fazem parte do mix.

As cervejarias e brewpubs participantes estão localizados em 10 estados diferentes: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão sediados em 49 cidades e devem ganhar ainda mais visibilidade, considerando que pelo menos 20 cervejarias participantes vendem também por e-commerce.

O objetivo do Bitter Day é aproximar estes estilos do consumidor brasileiro e a escolha pelos estilos da escola inglesa aconteceu pela adesão sensorial com a realidade brasileira.

Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBU (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120). Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBU. Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: