‘A prevenção é a melhor forma de lidar com a osteoporose’

Compartilhe esta notícia:

Segundo o ortopedista da Unimed Araraquara Dr. Eduardo Augusto Sônego, este é o principal recado a ser pontuado neste dia mundial da doença (20/10)

Para o ortopedista da Unimed Araraquara Dr. Eduardo Augusto Sônego, a melhor maneira de lidar com a osteoporose, cujo dia mundial é lembrado neste dia 20/10, é adotar alguns hábitos como forma de prevenção.

Capaz de eliminar, progressivamente, a massa óssea das pessoas, causando enfraquecimento, a doença acomete, principalmente, mulheres acima dos 45 anos, ou que enfrentam um período pós-menopausa. “Se você se encaixa nesse perfil, procure o seu ortopedista para fazer uma densitometria óssea”, recomenda.

Segundo dados da International Osteoporosis Foundation (IOF), o problema atinge cerca de dez milhões de brasileiros, de ambos os sexos. Alguns dos fatores de agravamento mais comuns são pacientes etilistas, tabagistas ou aqueles s em tratamentos com uso crônico de corticóides.

“Consuma quantidades adequadas de cálcio. Se você não tem costume de tomar leite, pode trocá-lo por seus derivados, incluindo folhagens escuras, como brócolis, couve e espinafre. Junte tudo isso a atividade física, para fortalecer seus músculos. Não se esqueça da vitamina D: tome 20 a 30 minutos de sol, das 6 às 11h. Se você mantiver esses hábitos três vezes por semana, com certeza, estará contribuindo para o fortalecimento do seu organismo”, comenta o especialista.

O principal fator de risco da osteoporose é uma fratura patológica, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Porém, as zonas mais afetadas são os pulsos, a coluna e os quadris. “Muita gente só descobre a doença quando ocorre um acidente. Por isso, previna-se e consulte sempre um médico”, finaliza o ortopedista.

Compartilhe esta notícia: