Politicando – Plano Cicloviário

Compartilhe esta notícia:

Por: Léo Oliverio*

Plano Cicloviário

Através da Indicação realizada pelo vereador Tonhão da Borracharia, veio à tona o plano cicloviário do município, que previa uma interligação de diversos bairros de nossa cidade.

É verdade que a pandemia atrasou os planos, como em muitos outros setores, ainda sim muito pouco se viu até o momento.

Poucas vias isoladas receberam espaços destinados ao ciclista. Muitas delas completamente fora de padrão, passando por locais com grande trânsito de veículos pesados, aumentando os riscos para quem utiliza a magrela para trabalhar ou fazer exercícios.

Mais uma vez o que parece é que nos falta um planejamento integrado, que busque a melhoria da infraestrutura da via (guias, manutenção da rede de água/esgoto, asfaltamento etc) e só depois a pintura e preparação para as bikes.

Num momento em que a busca por uma vida saudável está super em alta, esta é uma demanda que deveria ser bem vista pela municipalidade.

Sessões Presenciais

Penso que já passou da hora dos vereadores voltarem a fazer as sessões presencialmente. Se praticamente todos os setores já retomaram os trabalhos, inexiste justificativa para a manutenção dos trabalhos remotos por parte dos nossos representantes.

Neste sentido, lembro que muitas empresas não pararam de trabalhar em nenhum momento, e dado o modelo de reunião, com o devido distanciamento e estrutura presentes no prédio da Câmara Municipal não há nada que justifique a retomada.

O retorno dará com certeza maior fluidez aos trabalhos, mais oportunidade ao debate a ao contraditório e, sem a menor dúvida, trará benefícios à população, que será ainda melhor representada.

Conversas de Bastidor

Chegaram a mim alguns nomes da política local que estão planejando deixar seus partidos e suas bases em prol de benefícios e (em teoria) um melhor apoio.

Lembro que tal mudança, para os vereadores, se feita fora da janela, pode causar a perda do mandato, fato que já ocorreu por aqui. Isso porque a vaga pertence ao partido e não ao político.

É isso!

Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: