Cervejando – Harmonização cerveja e salgadinhos de festa

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Você com certeza já foi à uma festa de criança e comeu salgadinhos tomando uma cervejinha. Também tenho certeza que essa combinação foi boa, mas ela pode ser ainda melhor se escolhermos uma cerveja diferente para cada salgadinho.

A coxinha é o salgadinho mais querido. Ela é feita com massa frita e recheada com frango, mas os temperos são leves, então o ideal é uma cerveja também leve e refrescante como a Witbier ou a Session IPA. As duas cervejas possuem um condimentado que harmoniza com as ervas que temperam o recheio da coxinha.

Outro salgadinho clássico é a esfirra. De origem árabe, ela é assada e pode ter diversos recheios, mas o mais tradicional é carne moída. Para acompanhar, uma Amber Ale. Essa cerveja possui presença marcante do caramelo, proveniente do malte e são bem carbonatadas.

Foto: Reprodução

A bolinha de queijo completa esse trio de festa. Como ela é frita e recheada com queijo, é mais gordurosa, então podemos harmonizar com uma cerveja bem carbonatada para limpar essa gordura, como uma Saison.

O quibe, tanto frito como assado, harmoniza com uma cerveja do estilo English Pale Ale. Harmoniza com semelhança com as notas caramelizadas do malte e o seu toque de lúpulo é como se temperasse a carne.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: