Dicas para manter os cuidados com saúde durante as festas de Natal e Réveillon

Compartilhe esta notícia:

Saiba os cuidados que você e sua família devem adotar para ter festas de final de ano mais seguras.

Celebração em casa

Para as pessoas que vão participar de comemorações na casa de familiares ou amigos, o ideal é que façam o isolamento prévio e limitar o número de convidados para os eventos. O coordenador de saúde do Grupo Pardini, Carlos Rodrigues de Alencar afirma que a medida de reduzir o número de pessoas que podem participar dos eventos durante o período festivo acabam achatando as chances de contaminação da doença. Porém o uso de máscaras, a desinfecção das mãos com álcool em gel ou com água e sabão devem ser mantidos. Para aumentar os cuidados com a saúde, os convidados que estiverem com algum sintoma não devem comparecer. A dica central é estabelecer um isolamento de 14 dias antes do encontro ou três dias antes da reunião caso optem por fazer o teste para detectar o Covid-19.

Limpeza

Mais um fator de preocupação é a limpeza dos ambientes e dos objetos. Lembrando que o Sars-CoV-2 é altamente transmissível pelo ar ou pelas superfícies, um bom jeito de higienizar a casa é potencializar a desinfecção com produtos de alta performance com a competência germicida e anti bacteriana. Itens como o Lysoform ganharam força no mercado. O produto promete combater germes e bactérias que são agentes causadores de doenças.

Já para limpeza de utensílios de uso comum e áreas de contato é recomendado fazer a higienização com água e sabão ou álcool 70%. A manutenção da limpeza deve ser feita constantemente.

E para manter o ar livre de vírus e bactérias existem os germicidas automáticos que neutralizam os microorganismos do ambiente. Aparelhos como Esterilize da FRT Automação fazem a desinfecção de ambientes por meio de ondas ultravioletas. O dispositivo possui a Luz UV+C acima de 220 mn que tem um alcance de até três metros e uma rotação de 180 graus. Além de auxiliar para manter os espaços sem ácaros, bactérias, fungos e vírus.

Ceia

O cuidado com os alimentos é primordial. Ao levar as compras para casa é indicado retirar as embalagens descartáveis e limpar o recipiente ou pacote antes de guardar no local apropriado e no caso dos alimentos que possuem casca, mergulhe-os em uma solução de água sanitária para realizar a higienização. Uma segunda opção é utilizar um higienizador bactericida próprio para desinfecção de vegetais, frutas e legumes como Hidrosteril Estéril.

Fora de casa

Se a escolha for comemorar as festas fora de casa (sítios, praias ou outros locais), é importante avaliar quem serão os participantes da viagem. Alencar reforça que em casos que os integrantes da viagem morem na mesma casa o risco de contrair a doença não se altera. E para que esta ameaça se mantenha controlada é necessário evitar a interação com pessoas de ambientes externos como, por exemplo, visitar shoppings e pontos turísticos ou frequentar locais com grande concentração de pessoas.

Já para aqueles que vão realizar a viagem com pessoas de grupos diferentes, a dica é fazer a testagem para detectar o Coronavírus e permanecer três dias de isolamento rigoroso ou fazer o máximo de isolamento possível antes da viagem, se possível por 14 dias. Alencar relembra que aeroportos e rodoviárias são ambientes com grande potencial de contaminação, se for possível, faça a viagem de carro. Ressaltando que os cuidados básicos como lavar as mãos e o uso de máscaras devem ser feitos constantemente.

Compartilhe esta notícia: