Em Tempo – Anarfabetos funssionaus?

Compartilhe esta notícia:

Por: Prof. Gilberto Tannus

Anarfabetos funssionaus?

* DEFINIÇÃO > “Analfabetismo Funcional”: é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Mesmo capacitada a decodificar minimamente as letras, geralmente frases e textos curtos, não desenvolve habilidade de interpretação de textos.

Como a coluna EM TEMPO também é Cultura, aproveitamos a oportunidade e disponibilizamos ao amigo leitor – gratuitamente – um pequeno teste para saber se é ou não um cidadão devidamente alfabetizado.

Por obséquio, leia e interprete a frase abaixo, retirada da Constituição Federal:

“Nos termos do § 4º do art. 57, é vedada a recondução do presidente do Senado e da Câmara Federal para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”.

Pronto? Agora responda. No seu entendimento, o senador davi alcolumbre (atual presidente do Senado) e o deputado rodrigo maia (atual presidente da Câmara), em conformidade com o artigo e parágrafo supracitados, podem reassumir o timão da “Nau dos Insensatos” senatorial e camarista, respectivamente?

Óbvio que o leitor, alfabetizadíssimo, tenha tonitruado um não de trincar cristais. O sentido da frase é claríssimo: “É vedada a recondução…”. Ponto final.

Ora, pois. Testificado que você, leitor, faz jus ao seu diploma de Alfabetização, conheçamos então algumas pessoas que não passaram em um teste de intepretação textual e aparentaram ser portadoras do principal sintoma do analfabetismo funcional: não compreender patavina de uma frase que – por dever de ofício – deveriam saber interpretar corretamente de trás para frente e vice-versa. Acredite se quiser, estamos falando de alguns ministros do stf. Arrolemo-los: alexandre de moraes, dias toffoli, gilmar mendes e ricardo lewandowski.

O Quarteto Fantástico do juridiquês tupiniquim leu “É vedada a recondução…” e conseguiu entender exatamente o contrário! “É permitida a recondução…”. Tanto que votou pela reeleiçao imediatamente subsequente de alcolumbre e maia aos cargos de presidente das duas Casas de Lei.

Como isso pode ter acontecido? Não dispõe o stf de um bom dicionário de sinônimos? Tão fácil pesquisar no Google. Vejamos.

* SINÔNIMO > “Vedada”: proibida, desautorizada, impedida, interditada, vetada.

Repisemos: Vedada = proibida, PROIBIDA, PrOiBiDa, pRoIbIdA.

E aí, Quarteto Fantástico, entendeu ou precisa desenhar?

*Prof. Gilberto Tannus é mestre em história pela Unesp

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: