Arquivo Geral – Dia de Santa Luzia

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

Dia de Santa Luzia

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “padroeira dos olhos e da visão”, para os católicos.

Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas. Aliás, Santa Luzia, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.

A história de Santa Luzia (Luzia de Siracusa) conta que esta jovem italiana teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã. De acordo com a lenda, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada.

Em Taquaritinga, a Paróquia do Jardim Buscardi leva o nome da santa padroeira.

Chuva boa

O início da semana começou com chuva em Taquaritinga. Para a agricultura, melhor não poderia ter acontecido. Sitiantes aproveitam o tempo chuvoso a fim de intensificar as plantações neste final de ano. A região é pródiga na produção de frutas, verduras e legumes e a abençoada chuva veio para melhorar esse tipo de plantação e colheita.

Melhorias no Saaet

A direção do Saaet de Taquaritinga inaugurou na sexta-feira (4), em sua sede administrativa “Júlio Eduardo Arnoni”, obras de modernização, automação e ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água – ETA – “Dr. Edner Antonio Sendão Accorsi”. O superintendente da autarquia, ex-prefeito Sérgio Salvagni, em pronunciamento às pessoas presentes no local, explicou sobre os procedimentos e a necessidade de melhoramentos ali previstos e realizados.

Dinheiro no bolso

Funcionários públicos municipais estão rindo à toa. No dia 30 de novembro, a Prefeitura creditou em conta bancária, a primeira parcela referente ao 13º salário do funcionalismo. Já no dia 7 de dezembro, exatamente uma semana depois, os proventos do mês de novembro estavam depositados em conta corrente dos funcionários. Ótimo Natal a todos.

Papai Noel…

Marcado para acontecer na noite desta sexta-feira (11), a descida do Papai Noel pela Rua Prudente de Morais. De acordo com a ACIT, promotora do acontecimento, desta vez não haverá distribuição de balas às crianças, como sempre tem acontecido nesse dia. Mas o evento promete ser apreciado pelos familiares taquaritinguenses.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: