Note & Anote – “Invasão” eleitoral

Compartilhe esta notícia:

“Invasão” eleitoral

Por enquanto, nenhuma pesquisa eleitoral registrada no TSE foi realizada, por instituto independente, para mostrar a quantas anda a campanha em Taquaritinga. Interessante que o eleitor irá às urnas sabendo do resultado de inúmeras pesquisas da corrida eleitoral na capital paulista e nenhuma de sua cidade. Na TV regional, o horário eleitoral gratuito mostra as ideias e os candidatos de Ribeirão Preto, que acabam mais conhecidos do que os daqui.

Transição

Caso um dos quatro adversários do atual prefeito, Vanderlei José Mársico, vença as eleições, será posta em prática, pela primeira vez, uma lei municipal do vereador Eduardo Moutinho que institui e dá regras para o Governo Democrático de Transição. Antes dela, os prefeitos eleitos tinham dificuldade de ingressar nos assuntos internos antes de tomar as rédeas do poder. Agora o prefeito é obrigado a fornecer informações.

Transição 2

Caso o prefeito vença o pleito, nada muda. Basta fechar as contas de 2020 e seguir em frente.

Passos

Depois das eleições de 15 de novembro acontece a diplomação (lá pela metade de dezembro), ato em que a Justiça Eleitoral considera oficialmente eleitos o prefeito, o vice e os 15 vereadores. Já no dia primeiro de janeiro, teremos a posse dos eleitos.

Online?

Normalmente, tanto a diplomação como a posse são realizadas no recinto da Câmara Municipal. Porém, com a pandemia do Coronavírus, quase tudo acontece pela internet. A Justiça Eleitoral ainda não se pronunciou, mas, caso o vírus ainda não tenha sido controlado, é bem provável que as duas solenidades sejam virtuais.

Despedida

Notícia triste o falecimento, no dia 22, do Capitão José Carlos Lourenço, que por muitos anos conduziu com brilhantismo a 2ª Cia da Polícia Militar de Taquaritinga. Oficial calmo e educado no trato com as pessoas, deixou suas marcas em Taquaritinga, cidade em que fixou residência. Tinha 70 anos. Deixou a mulher, Janete Aparecida Lourenço, e os filhos Nancy, Alex, Bianca, Jéssica e Weverton. Seu corpo foi sepultado às 14h45, no cemitério local.

Compartilhe esta notícia: