Giro Político – 4 de setembro de 2020

Convenções partidárias

As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro começaram a ser realizadas desde a segunda-feira (31). O prazo para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Novidades

A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos – da convenção partidária ao registro das candidaturas – podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

PRTB já se prepara

O primeiro partido em Taquaritinga anunciando convenção municipal é PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – a reunião acontece neste sábado, a partir 15h, na Estrada Municipal Dr. Adail Nunes da Silva, Km 7 em Jurupema. O partido na cidade tem como presidente da Comissão Provisória Municipal Diego Henrique Soares, fiel escudeiro do Prefeiturável Aristeu Silva. 

DEM também

Já o Democratas – DEM – marcou sua convenção para o próximo dia 12 de setembro, às 10h. no Clube de Rodeio Os Pampas, visando as eleições de 2020. O partido na cidade tem como presidente da Comissão Provisória Municipal, Rose Rita Aparecida Junquetti, esposa do prefeiturável José Paulo Delgado Junior.

Como será

Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.

Segurança

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE – elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança tanto para os servidores da Justiça Eleitoral, quanto para os membros dos partidos.