Cervejando – Brewdog anuncia que é carbono negativo

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Com o objetivo de combater as mudanças climáticas e ter um impacto positivo no planeta, a rede de cervejarias e pubs multinacional escocesa anunciou que deu um passo sem precedentes para se tornar carbono negativo e que remove duas vezes mais carbono do ar do que emite, tornando-se o primeiro negócio internacional de cerveja do mundo a atingir esse status.

O anúncio foi realizado pelos fundadores da cervejaria durante a assembleia anual de seus acionistas membros da plataforma de investimento coletivo Equity for Punks.

Entre as atitudes do plano de investimento, que é de £ 30 milhões, estão a compra da Floresta BrewDog nas Terras Altas da Escócia, um local de 2.050 acres onde a empresa plantará um milhão de árvores e restaurará 650 acres de turfeiras nos próximos anos e um acampamento sustentável, que sediará eventos para o público em geral. Enquanto a Floresta Brewdog ainda se inicia a empresa anunciou parcerias com fundos de conservação no Reino Unido (The Woodland Trust, Ribble Rivers Trust), Austrália (Carbon Neutral) e Canadá (Nature Conservancy of Canada) para compensar as emissões de carbono até que 1 milhão de árvores sejam plantados.

A cervejaria destaca que o cálculo de sua pegada de carbono incluiu todas as etapas de sua cadeia de negócio desde o plantio de insumos agrícolas, passando pelas etapas de produção e posterior distribuição de produtos. Para mensurar todas emissões a Brewdog trabalhou com o consultor científico Mike Berners-Lee para calcular o carbono emitido em partes do ciclo de vida da cerveja.

Outros projetos de infraestrutura verde já estão em andamento, como a geração eólica de bares britânicos, a reciclagem de águas residuais e um sistema de investimento que apoia as fábricas de cerveja locais para encurtar toda a cadeia de abastecimento.

Para ampliar seus esforços de sustentabilidade nos EUA, a BrewDog planeja instalar painéis solares para alimentar sua cervejaria de produção em Ohio, e investir em veículos elétricos para sua frota de entrega. A empresa também planeja instalar um digestor anaeróbico e uma estação de tratamento de águas residuais em 2021. E, de forma similar com o trabalho que está fazendo com a Floresta BrewDog, a empresa vai plantar uma fazenda de lúpulos e um pomar de maçãs em seu campus em suas instalações americanas.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: