Arquivo Geral – 4 de setembro de 2020

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

Independência do Brasil

A Independência do Brasil marca o aniversário do dia em que o Brasil conquistou sua independência de Portugal em 1822. Naquele ano, o príncipe Português Pedro I do Brasil proclamou o “grito de independência” nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo. Este dia é apresentado como um dos feriados nacionais mais importantes no país que proclama a sua soberania para o resto do mundo. Ao contrário do resto das declarações de independência dos países americanos, a independência do Brasil não foi o resultado de uma guerra direta, nem estava envolvido em uma das guerras de Independência hispanoamericanas. O incidente ocorreu principalmente devido ao enfraquecimento de Portugal após as guerras napoleônicas desde 1808. O dia é comemorado em 7 de setembro de cada ano.

Que pena, CAT!

A Federação Paulista de Futebol anunciou na semana passada que o campeonato Sub-23 – segunda divisão – irá mesmo acontecer em 2020. Serão 35 equipes participantes, que enviaram a documentação. Infelizmente, o Clube Atlético Taquaritinga – CAT – estará de fora. Torcer para que em 2021 as coisas melhorem e o nosso tricolor represente Taquaritinga na competição.

Jardim Buscardi

Um dos bairros mais populares e populosos de Taquaritinga, o Jardim Buscardi é representado por moradores tradicionais, que acompanham o desenvolvimento da cidade, através dos tempos. Por lá, o comércio é atuante, com supermercados, lojas, oficinas mecânicas, farmácias e a Igreja de Santa Luzia. E o ginásio de esporte. Um abraço a todos que lá residem.

Atendimento do INSS

O retorno gradual do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi novamente adiado, agora para o dia 14 de setembro. A previsão inicial de 3 de agosto já havia sido mudada para 24 de agosto, mas a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social resolveram fazer uma nova alteração na data.

Pandemia

Apesar dos apelos de profissionais e autoridades de saúde, das ações e campanhas de informação e conscientização realizadas pelo Poder Público e até mesmo dos decretos que preveem multa para quem participar de aglomerações, a pandemia do novo Coronavírus não mostra sinais de desaceleração. Em agosto, o número de casos em Taquaritinga mais do que dobrou, e a taxa de crescimento em alguns bairros chama a atenção, bem como no centro da cidade.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor

Compartilhe esta notícia: