Luto: Falece Welson Gasparini, ex-deputado e prefeito de Ribeirão Preto por quatro mandatos

Compartilhe esta notícia:

Welson Gasparini, político com longa trajetória, morre aos 87 anos por insuficiência cardíaca.

Na manhã desta segunda-feira (4), Welson Gasparini, ex-prefeito de Ribeirão Preto, partiu aos 87 anos. O óbito foi confirmado no final da manhã, e o político estava internado devido a complicações decorrentes de insuficiência cardíaca.

Gasparini, que iniciou sua carreira como comunicador, posteriormente formou-se em Direito, consolidando sua trajetória na esfera política, tornando-se prefeito de Ribeirão Preto em quatro ocasiões distintas. Seu legado incluiu mandatos em 1963, 1972, 1988 e 2005, tornando-se o político que mais ocupou o cargo de prefeito na cidade.

O ex-prefeito também desempenhou papéis importantes como vereador em 1959 e foi eleito deputado estadual de São Paulo em 1970, posteriormente tornando-se deputado federal em 1994. Durante seu mandato na Câmara Federal, foi Vice-Líder do Governo Federal no primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2010, Gasparini foi novamente eleito deputado estadual pelo PSDB, sendo reeleito em 2014. Durante sua última legislatura, focou-se na criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

A saúde de Gasparini deteriorou-se nos últimos dias, culminando em sua transferência para o hospital São Paulo em 24 de fevereiro, onde passou por uma angioplastia. Após a cirurgia, retornou à UTI do Hospital Unimed, enfrentando complicações adicionais ao longo da semana, inclusive a necessidade de hemodiálise.

Welson Gasparini deixa quatro filhos, seis netos e dois bisnetos. Seu falecimento representa o encerramento de uma era na política regional, marcada por suas contribuições significativas ao longo de décadas.

Compartilhe esta notícia: