Nossa Palavra – Tempo Quaresmal

Compartilhe esta notícia:

Na Quarta-feira de Cinzas deu-se início ao tempo da Quaresma. A finalidade da Quaresma é ser um tempo de preparação à Páscoa. Por isso se está acostumado a definir a Quaresma, “como caminho para a Páscoa”. É um tempo “forte” que prepara para um tempo “mais forte” ainda, que é a Páscoa. A Páscoa é a maior e mais importante celebração dos cristãos. Sem a Páscoa, não se tem fé cristã, nem a Igreja, nem a salvação.

Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe durante a Quaresma deste ano, um convite de conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, todos fraternos e tudo fraterno, numa fraternidade universal.

Tradicionalmente, o período da Quaresma se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa. No entanto, desde o pontificado de Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, pois só se encerra na Quinta-Feira Santa. A palavra quaresma vem de “quarenta” e o número 40, para os israelitas, possui um significado teológico que tem sua origem na própria história do Povo de Israel.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe durante a Quaresma deste ano, um convite de conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, todos fraternos e tudo fraterno, numa fraternidade universal, como inspira o título da Encíclica Papal Fratelli Tutti.”

Compartilhe esta notícia: