Artigo: A batata vai assar

Compartilhe esta notícia:

Por: Rodrigo Leite Segantini*

Taquaritinga já foi a capital do tomate, já foi a capital da laranja, de goiaba, do limão…. mas, no carnaval especialmente, se torna a capital da batata. E isso deve ser motivo de orgulho para todos nós por diversos motivos.

Quem já ouviu falar de nossa cidade foi por alguma razão inusitada. Há pessoas que conhecem Taquaritinga por causa do CAT e a história do estádio construído pelas mãos do próprio povo em prazo recorde. Há pessoas que conhecem Taquaritinga por causa do pentacampeão Edmilson e sua belíssima fundação. Há pessoas que conhecem Taquaritinga por causa de seus brilhantíssimos talentos musicais como Ulisses e Moisés e as bandas Fascinação e Blackout. Há pessoas que conhecem Taquaritinga por causa do jornalista Augusto Nunes e sua afiadíssima verve aplicada em suas análises crônicas.

No entanto, Taquaritinga também é bastante conhecida graças à audácia de um bando de jovens intrépidos que resolveram afrontar a elite instituída. Em um tempo que ir ao Clube Imperial para os bailes de carnaval era restrito apenas a poucos selecionados, um grupelho irreverente optou por ligar uma caixa de som em frente da porta do salão de festas trajando mortalhas roxas, a fim de aproveitarem a festa sem a ostentação e os gastos dos ricos e bem-nascidos que frequentavam aquele ambiente onde a alta classe da cidade estava.

Isso foi há mais de 40 anos. De lá para cá, esse movimento popular cresceu de tal maneira que o que era apenas meia dúzia de petulantes se tornou um público de quase 40 mil pessoas, precisou ser organizado para não virar bagunça e passou a ser chamado de Batatão.

Mas o carnaval de Taquaritinga não é só o Batatão. O carnaval de Taquaritinga são as repúblicas, os blocos e as escolas de samba com suas baterias em desfile, o cortejo da Jardineira da Tarde. Sobretudo, o carnaval de Taquaritinga é o povo nas ruas, extravasando sua energia como se não houvesse amanhã. O carnaval de Taquaritinga é realmente lindo e muito especial!

Quando me refiro à moçada que começou tudo isso nos anos 80, falo isso com certo orgulho, embo-
ra claramente eu não tenha nada a ver com isso. Sabe aquele sentimento de que o povo venceu, aquele sentimento de vitória da copa do mundo? Pois é…. Porque o Taquarão foi construído pelo povo, porque o Batatão foi feito pelo povo. Taquaritinga é uma terra de gente que faz, de teimosos que não aceitam “não” como resposta, que riem da cara do perigo, que foram lá e fizeram o que tinha que ser feito porque lhes disseram que não tinha como fazer.

É bem verdade que nossa cidade, infelizmente, perdeu um pouco do brilho que teve outrora ao longo dos últimos anos. A pujança que nos fez sonhar conquistar permanentemente nosso ponteiro no mapa com uma estrelinha já deu uma arrefecida. Ainda assim, somos Taquaritinga! Nada tira nossa história, tudo pode ser feito no nosso futuro! E taí o povo valente da cidade disposto a lutar pelo que é certo, como aconteceu no começo do século XX, quando voltamos a instituir o Império do Brasil (ainda que por apenas um dia) contra a nascente República e também quando mandamos dezenas de jovens para lutar nas trincheiras do exército paulista contra as forças golpistas de Getúlio Vargas na Revolução Constitucionalista de 1932.

É essa gente corajosa e forte que, nos dias de carnaval, se reúne para festejar sua alegria. É essa gente bonita e radiante que se põe a postos para desfilar pelas ruas da cidade pulando, dançando, cantando e batucando.

Lembrem-se, entretanto, que a vida continua, que ela não deve acabar nos próximos cinco dias. Portanto, é importante que você tome muitos cuidados. Se for beber, não dirija. Se for beber, não exagere. Se beber, alimente-se. Lembre-se de não só beber bebidas alcóolicas, mas também muita água. Seja feliz, mas não seja promíscuo. Não use qualquer substância ilícita. Não compartilhe qualquer objeto com quem quer que seja. Respeite os outros para que os outros lhe respeitem. Obedeça às orientações dos organizadores do evento e das forças de segurança presentes na ocasião.

Se você não for participar do carnaval em Taquaritinga, boa viagem, cuidado na estrada, que o Senhor lhe acompanhe em seu itinerário e permita que volte para casa em segurança. Se você não for participar porque vai participar de algum movimento ou retiro da igreja, que se lembre de orar por todos nós e pedir para que Deus mande seus anjos para zelar por nossos irmãos. Se for ficar em casa, boa maratona de filmes e séries, depois nos mande dicas do que assistiu e gostou!

Viva o Batatão! Viva o Carnaval de Taquaritinga! A batata vai assar aqui na cidade!

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: