Volta às aulas 2024: Como fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis

Compartilhe esta notícia:

Mercur traz dicas de como reduzir o impacto ambiental e economizar nas compras dos itens escolares.

O período de volta às aulas é cheio de novas motivações e desafios para crianças, jovens, familiares e professores. Também é nesse momento que as famílias direcionam o olhar para a lista do material escolar. Além de pesquisar itens com melhores preços, este é um bom momento para exercitar o consumo consciente. A Mercur, indústria das áreas da educação e saúde, acredita que toda escolha tem impacto no mundo, por isso, fomenta a reflexão de diversas temáticas, especialmente ambientais, através de seus produtos. 

 Pode parecer difícil priorizar a redução do impacto ambiental, mas pequenos gestos fazem a diferença. Optar por um produto reutilizável ou com matérias-primas renováveis traz diversos benefícios: ajuda a economizar nas compras, tem efeitos positivos para o meio ambiente e pode ser um aprendizado para toda a família. Para ajudar, a Mercur separou três dicas de como praticar a sustentabilidade a partir da escolha de materiais escolares.

Confira: 

1 – Reutilize 

Incentive o cuidado com os materiais escolares para se manterem em bom estado de conservação. Assim, eles podem ser reutilizados no próximo ano letivo. Um bom exemplo são os livros. Renovar as capas de cadernos ou apagar o que foi escrito nas páginas dos livros é uma forma de dar uma cara nova, basta usar a criatividade e a diversão. Borrachas de apagar com capa, como as da linha TR da Mercur reduzem a sujeira e são mais duráveis por evitarem o contato direto com a mão.  

2 – Busque itens com matérias-primas renováveis 

Antes de comprar os materiais, procure a opção mais sustentável. Os ecológicos ajudam o meio ambiente e ainda contêm menos química, que é prejudicial à saúde. Uma boa dica é buscar materiais que sejam feitos de matérias-primas renováveis para estimular o cuidado ao meio ambiente. Essas informações estão na descrição do produto e podem ser uma boa forma de abordar o assunto com crianças e jovens. As borrachas de apagar Biomas do Brasil são um ótimo exemplo. As versões naturais são até 75% renováveis, feitas a partir da fécula de mandioca. Já as termoplásticas são livres de PVC e possuem 65% de matérias-primas renováveis. Com elas é possível conhecer animais dos biomas brasileiros – Pampa – Mata Atlântica – Cerrado – Pantanal – Amazônia – Caatinga. Além das estampas dos animais há um QR Code que leva ao site do Programa e possibilita o aprendizado sobre a biodiversidade de espécies da fauna e flora. 

3 – Busque itens reutilizáveis  

Muitos dos itens escolares são descartáveis e têm um impacto significativo no meio ambiente. Por isso, neste ano letivo dê preferência aos itens reutilizáveis. Na Mercur, alguns modelos de fitas corretivas podem ser recarregados, aumentando o tempo de uso e evitando o descarte desnecessário. As colas brancas e gel são laváveis, atóxicas e feitas à base d’água. Seus frascos permitem que o produto seja reabastecido, evitando o descarte de embalagens no intuito de reduzir os impactos ambientais. As canetas borrachas da Mercur possuem refil, vêm com cargas extras (3 em 1) e podem ser adquiridas separadamente. 

Adotar novas formas de consumo, incluindo tarefas simples no dia a dia, é uma boa maneira de criar hábitos sustentáveis e impactar positivamente no meio ambiente. Para conhecer mais sobre os materiais escolares sustentáveis da Mercur acesse mercur.com.br 

Compartilhe esta notícia: