Alerta Meteorológico: Chuvas intensas previstas nas regiões de Bauru e Araraquara

Compartilhe esta notícia:

Defesa Civil emite Avisos de Risco e Boletins Especiais para os próximos dias.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta meteorológico indicando a possibilidade de chuvas intensas nas regiões de Bauru e Araraquara, entre os dias 11 e 13 de janeiro. O comunicado destaca a passagem de uma frente fria, afastada do continente, que cria condições propícias para pancadas de chuva moderada a forte, além de alertar para a possibilidade de tempestades, raios e rajadas de vento.

Avisos de Risco e Boletins Especiais:

  • Região Metropolitana de São Paulo: 90mm
  • Vale do Ribeira e Itapeva: 100mm
  • Baixada Santista: 80mm
  • Vale do Paraíba e Litoral Norte: 100mm
  • Campinas e Sorocaba: 80mm
  • Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 100mm

Boletim Especial Meteorológico para Bauru e Araraquara: 70mm

A previsão destaca a possibilidade de acumulados de até 70mm, principalmente entre a tarde de sexta-feira e a tarde de sábado. Nesse período, existe um risco elevado de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes, além de ocorrências relacionadas a descargas elétricas e ventos fortes.

A população é orientada a ficar atenta, especialmente em áreas mais vulneráveis, e em caso de ocorrências, acionar imediatamente o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado pelo telefone (11) 2193-8888. Além disso, a comunidade é incentivada a realizar o cadastro da Comunicação Prévia de Ocorrências (CPO) no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC).

A Defesa Civil solicita a ampla divulgação do alerta às defesas civis municipais e destaca a importância de seguir as orientações e acionar os órgãos competentes em situações de emergência. Em casos de urgência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Para receber alertas diretamente em seu celular, é possível enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. A Defesa Civil reforça a importância da prevenção e colaboração da comunidade para garantir a segurança de todos durante o período de chuvas intensas.

Compartilhe esta notícia: