Operação Alcateia desarticula complexo esquema de tráfico e lavagem de dinheiro em Ribeirão Preto

Compartilhe esta notícia:

Polícia Federal, GAECO e Polícia Civil cumpriram mandados de prisão e busca em operação que desmantelou grupo criminoso com conexões em seis estados e movimentação milionária.

Na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, a Polícia Federal, em conjunto com o GAECO – Núcleo Ribeirão Preto e o apoio da Polícia Civil, deflagrou a Operação Alcateia, com o cumprimento de 26 mandados de prisão e 39 mandados de busca. A ação foi autorizada pela 4ª Vara Criminal da Justiça Estadual em Ribeirão Preto.

O objetivo principal da operação é desarticular um complexo esquema criminoso dedicado ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. Os líderes da organização atuavam de maneira articulada em Ribeirão Preto, mantendo conexões com outros criminosos em pelo menos seis estados do Brasil.

A investigação, que já identificou 59 pessoas envolvidas nos crimes, revelou um esquema que movimentou mais de 700 milhões de reais nos últimos cinco anos. A maior parte desse montante tem origem na venda de cocaína, sendo os lucros direcionados para empresas que serviam de fachada, buscando dissimular a origem ilícita do dinheiro.

O nome “Alcateia” foi escolhido simbolicamente, em referência ao apelido de um dos investigados, conhecido como “Lobo”, que ocupava uma posição de destaque na estrutura do grupo criminoso.

Além das prisões e buscas, a operação resultou na apreensão de propriedades, veículos e ativos financeiros registrados em nome dos suspeitos, de suas empresas e de terceiros utilizados como intermediários para a lavagem do dinheiro. A ação representa um golpe significativo contra as atividades ilícitas do grupo e um avanço na luta contra o crime organizado na região.

Compartilhe esta notícia: