Mercado: Locadoras batem recorde e devem encerrar 2023 com 1,6 milhão de carros novos na frota

Compartilhe esta notícia:

Aumento expressivo na demanda por aluguel de veículos impulsiona crescimento das frotas e muda dinâmica no setor automotivo.

O mercado de locação de veículos no Brasil está atingindo números recordes em 2023, com as locadoras projetando encerrar o ano com 1,6 milhão de carros novos em suas frotas. O setor registrou um aumento significativo na procura por aluguel de carros ao longo do ano, com a inclusão de mais 100 mil veículos esperada entre novembro e dezembro.

Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) durante o 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos revelam que as frotas encerraram setembro com 1,5 milhão de veículos novos, representando um aumento de pelo menos 200 mil unidades em comparação ao mesmo período de 2022.

O setor de locação tem desempenhado um papel fundamental nas compras da indústria automotiva, sendo responsável por 27,85% de todos os emplacamentos no terceiro trimestre de 2023, um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior.

Garagem de uma locadora de veículos — Foto Divulgação

Em outubro, as locadoras adquiriram 54 mil veículos novos, totalizando 24,76% do mercado de automóveis e comerciais leves no país nos primeiros nove meses do ano.

A decisão do governo federal de conceder descontos para modelos de até R$ 120 mil, em junho deste ano, contribuiu para esse aumento expressivo nos investimentos das locadoras. Além disso, a crescente demanda por motoristas de aplicativos de carona, como Uber e 99, impulsionou a aquisição de carros por assinatura, uma tendência de mercado que dobrou o número de veículos ativos nessa modalidade, chegando a 160 mil veículos até o final de 2023.

Empresas do setor também exploram a venda flexível, permitindo que os clientes comprem veículos alugados ou adquiridos por assinatura com descontos significativos, chegando a até 25% de redução no valor do carro ou cashback na conta do cliente.

Além disso, a Abla destaca que viagens e passeios continuam sendo uma tendência de procura para locação no próximo ano. Com o aumento das passagens aéreas e a constante variação das cotações de moedas estrangeiras, as locadoras podem esperar lucrar com o turismo em 2024.

Compartilhe esta notícia: