Tem medo de panela de pressão? Confira os principais cuidados para evitar acidentes

Compartilhe esta notícia:

Professora de gastronomia do UDF, Larissa Mazocco, alerta sobre diretrizes importantes

A panela de pressão é um utensílio de cozinha útil para acelerar o processo de cozimento de uma variedade de alimentos. No entanto, seu funcionamento envolve altas pressões e temperaturas, o que a torna potencialmente perigosa se não for usada e mantida corretamente. Muitas pessoas têm medo de manusear e até de usar panelas de pressão. Porém, a professora do curso de gastronomia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), instituição pertencente a Cruzeiro do Sul Educacional, Larissa Mazocco, explica que é possível prevenir acidentes tomando alguns cuidados básicos.  

“A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão. Por isso, é importante sempre comprar panelas certificadas pelo INMETRO, que asseguram que se trata de uma panela própria para o uso, manter a lavagem das válvulas antes de usar e reparar se, em 10 ou 15 minutos, há alívio da pressão pela válvula de pressão. Se não, é melhor tirar a panela do fogo, esperar que esfrie e tirar a tampa para desobstruir a válvula”. 

Larissa ainda alerta sobre uma ação muito comum entre as donas de casa, que é colocar a panela de pressão embaixo da torneira após retirar do fogão. “Colocar a panela embaixo da torneira para aliviar a pressão causa choque térmico. A água fria pode resfriar rapidamente o interior da panela de pressão, causando uma redução brusca na pressão interna. Isso pode levar à liberação repentina de vapor e pressão, criando um risco de explosão”, completa. 

Além disso, para garantir a segurança ao cozinhar com uma panela de pressão, é fundamental seguir algumas diretrizes importantes: 

  • Verifique as borrachas de vedação: As panelas de pressão possuem anéis de vedação que são essenciais para manter a pressão interna. Verifique regularmente o estado dessas borrachas e substitua-as se estiverem desgastadas, rachadas ou ressecadas. 
  • Limpeza adequada:Após cada uso, lave minuciosamente todos os componentes da panela, incluindo a tampa e a válvula de segurança. Certifique-se de que não haja obstruções nos orifícios da válvula de segurança. 
  • Não sobrecarregue a panela: Respeite a capacidade máxima de alimentos recomendada pelo fabricante. Sobrecarregar a panela de pressão pode aumentar o risco de acidentes. 
  • Use líquido suficiente: Para criar pressão, é essencial adicionar a quantidade adequada de líquido, geralmente água, caldo ou molho. Utilize apenas 2/3 de sua capacidade. 
  • Evite obstruções: Nunca tampe a válvula de saída de vapor da panela de pressão. Certifique-se de que a saída de vapor esteja sempre desobstruída para que o excesso de pressão possa escapar de forma segura. 
  • Não deixe a panela sem supervisão: Durante o processo de cozimento, é importante não deixar a panela de pressão sem supervisão. Fique por perto para monitorar a pressão e a temperatura. 

Sobre o UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.udf.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.  

Compartilhe esta notícia: