Mutirão de Papanicolau: Unidades Básicas de Saúde e da Família oferecem exames para prevenção do câncer de colo de útero

Compartilhe esta notícia:

Evento acontece em Taquaritinga nesta quarta-feira, com objetivo de incentivar a saúde das mulheres e prevenir doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga está promovendo um mutirão de Papanicolau em três importantes pontos da Cidade, sendo nos distritos de Jurupema e Vila Negri, nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde). O evento está agendado para hoje, 11 de outubro de 2023, das 7h às 11h30 na UBS “Amadeu Chiarotti”, em Guariroba e no mesmo horário na UBS “Anur Felippe Gabriel”, em Jurupema e na USF (Unidade de Saúde da Família) Ítalo Curti, localizada no Jardim São Sebastião, com atendimento das 16h às 20h.

O Papanicolau, também conhecido como exame de citologia cervical, é uma ferramenta importante para a detecção precoce do câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte entre as mulheres. O exame é simples, rápido e indolor, consistindo na coleta de células do colo do útero para análise em laboratório.

Para participar do mutirão, as mulheres devem estar atentas às seguintes orientações:

Documentação: É necessário apresentar CPF, Cartão do SUS e RG para realizar o exame.

Abstinência: Não é recomendado manter relações sexuais nos dois dias que antecedem o exame.

Medicação vaginal: Evitar o uso de medicamentos vaginais antes do exame.

Ducha vaginal: Não fazer ducha vaginal, apenas realizar higiene externa.

Menstruação: O exame não deve ser realizado durante o período menstrual.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres à prevenção do câncer de colo de útero e incentivar a busca por exames regulares de saúde. A detecção precoce dessa doença pode aumentar significativamente as chances de tratamento eficaz.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da participação das mulheres no mutirão e destaca que a prevenção é fundamental para a promoção da saúde feminina. O evento é uma oportunidade para cuidar da saúde e receber orientações sobre a importância dos exames preventivos.

#JuntosNessaAção – A campanha reforça a importância da união de todos para promover a saúde e prevenir doenças.

Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga. A iniciativa é mais um esforço da Prefeitura de Taquaritinga para garantir o bem-estar e a saúde da comunidade local.

Compartilhe esta notícia: