Escultor da Fonte Luminosa Washington Maguetas se une à restauração do cartão postal de Novo Horizonte

Compartilhe esta notícia:

Visita ilustre e compromisso com a história marcam encontro entre o prefeito e o talentoso escultor.

Na última sexta-feira, dia 15, o prefeito de Novo Horizonte, Fabiano Belentani, teve a honra de receber uma visita mais que especial em Novo Horizonte. O escultor da Fonte Luminosa, Washington Maguetas, e sua família foram convidados pela Gestão Municipal para retornar à cidade e relembrar suas obras icônicas.

O taquaritinguense W. Maguetas é responsável por duas das mais emblemáticas obras de arte daquela cidade: a Fonte Luminosa e os Santos que adornam a cúpula da Igreja Matriz de São José, ambos criados em 1962. Sua genialidade e talento moldaram o patrimônio cultural e histórico de Novo Horizonte.

O motivo da visita não poderia ser mais significativo. A Fonte Luminosa, que há décadas encanta os moradores e visitantes da cidade, passará por um processo de restauração. A licitação para a restauração da fonte foi realizada no último dia 12, demonstrando o compromisso da Administração com a preservação do patrimônio.

Durante a visita à Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, onde a Fonte Luminosa está localizada, Maguetas expressou seu desejo de colaborar com o processo de restauração. Ele destacou que, infelizmente, a fonte não está mais em seu esplendor original, e seu objetivo é auxiliar para que a obra recupere sua glória de 1962, alinhando-se com a visão da atual Administração.

O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara, Antônio Dejair da Silva, conhecido como “Gordo”, Diretores municipais e do escultor novo-horizontino José Natal Torsani. Este último, inspirado pela magnífica Fonte Luminosa, dedicou-se à escultura e hoje é parte ativa na preservação desse ícone da cidade.

A história da Fonte Luminosa remonta a 1959, quando Maguetas, com apenas 17 anos, iniciou o projeto sob a influência do Dr. Euclydes Castilho. O desejo do Dr. Castilho, após uma viagem à Europa, era que Novo Horizonte tivesse uma fonte encantadora, e Maguetas foi o artista escolhido para dar vida a esse sonho.

A visita do escultor e seu compromisso com a restauração da Fonte Luminosa são marcos importantes na preservação do patrimônio histórico e cultural de Novo Horizonte. Em breve, darão início às obras de restauração deste verdadeiro cartão postal da cidade, mantendo viva a sua beleza e história para as futuras gerações.

Compartilhe esta notícia: