Atendimento itinerante facilita alistamento eleitoral de jovens em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Projeto da 139ª Zona Eleitoral leva serviços do TRE-SP às escolas, incentivando o alistamento de estudantes que completam 16 anos antes das eleições.

Um projeto de atendimento itinerante está simplificando o processo de alistamento eleitoral para estudantes em Taquaritinga, interior de São Paulo. A iniciativa da 139ª Zona Eleitoral busca facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Funcionários da 139ª Zona Eleitoral têm realizado visitas em escolas públicas da região, realizando o alistamento de estudantes e promovendo os serviços online disponíveis no site do Tribunal. Em agosto, a equipe esteve na Escola Estadual Professora Carmela Morano Previdelli e na Escola Técnica Estadual Dr. Adail Nunes da Silva, registrando 54 atendimentos. Além disso, os alunos são convidados a participar de palestras sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral.

O objetivo principal do projeto itinerante é permitir que jovens que completarão 16 anos antes das próximas eleições possam tirar seu título eleitoral sem a necessidade de visitar um cartório eleitoral. Nas palestras, são apresentadas as funcionalidades do site do Tribunal, como o pagamento de multas e a emissão de certidões.

Mario Masaro (foto), chefe da 139ª Zona Eleitoral, acredita que essa iniciativa ajudará a reduzir as filas de atendimento nos últimos dias antes das eleições, quando muitos cidadãos buscam tirar ou regularizar seus títulos. O prazo para regularização do documento para a próxima eleição encerra em 8 de maio de 2024. Masaro destaca ainda que os estudantes compartilham essas informações com suas famílias, incentivando os pais a resolverem suas pendências eleitorais com antecedência.

Os atendimentos nas escolas continuarão nos próximos meses, incluindo instituições em cidades vizinhas como Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Santa Ernestina, e Taquaritinga. O projeto itinerante torna o alistamento eleitoral mais acessível e ajuda a conscientizar os jovens sobre a importância de seu papel no processo democrático.

Compartilhe esta notícia: