Carros que resistem ao tempo: Conheça os modelos de veículos mais antigos ainda à venda no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Conheça os veículos que superaram décadas de mudanças no mercado automotivo e se mantêm disponíveis para os consumidores brasileiros

No cenário automobilístico marcado por constantes inovações e lançamentos de modelos mais modernos, alguns carros têm demonstrado uma impressionante capacidade de se manterem à venda no mercado brasileiro por décadas. Esses verdadeiros veteranos da estrada sobreviveram a diversas transformações, como a febre dos SUVs, a crise dos chips e até mesmo aos avanços tecnológicos dos veículos mais atuais.

A revista Autoesporte reuniu os carros que resistiram ao teste do tempo e continuam sendo produzidos no Brasil há anos, mesmo com as mudanças na preferência dos consumidores. Conheça esses modelos icônicos:

  1. Toyota Corolla: O sedan mais vendido da história mundial chegou ao Brasil em 1994 e, desde então, acumulou uma legião de fãs. A partir de 1998, passou a ser produzido em Indaiatuba (SP). O Corolla já foi comercializado em cinco gerações no país, sendo que a última introduziu o modelo híbrido-flex, pioneiro no mercado nacional.
  2. Honda Civic: Rival direto do Corolla, o Honda Civic desembarcou oficialmente no Brasil em 1992, na sua quinta geração, sendo importado pela Honda. Cinco anos depois, começou a ser fabricado localmente na planta de Sumaré (SP). Em 2021, estreou a sua 11ª geração no Brasil, com um design mais conservador e motor híbrido, mas ainda com um preço superior ao do Corolla.
  3. Fiat Strada: A picape da Fiat foi produzida na sua primeira geração por 21 anos, de 1998 a 2019. Ao longo desse período, a Strada revolucionou o segmento de caminhonetes compactas com a estreia da cabine estendida em 1999 e a cabine dupla em 2009. Em 2020, foi lançada a segunda geração da picape, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas no mercado brasileiro.
  4. Chevrolet S10: A picape média da Chevrolet é um verdadeiro sucesso no Brasil desde o seu lançamento em 1995. A S10 passou por diversas mudanças e atualizações ao longo dos anos, travando acirradas disputas de vendas com a Toyota Hilux. A versão mais recente, a S10 Z71, traz um apelo mais off-road para a linha.
  5. Volkswagen Saveiro: Lançada há 41 anos, em 1982, a picape Saveiro é uma das mais antigas ainda em produção no Brasil. Embora seja a picape mais barata do país, a Saveiro perde espaço para modelos maiores e mais modernos, como a Fiat Strada e a Chevrolet Montana. Ainda assim, a Volkswagen planeja uma atualização para o veículo, que incluirá novo visual e outras melhorias.
  6. Fiat Fiorino: Conhecido como furgão, o Fiat Fiorino começou a ser produzido em 1980 e, desde então, se manteve no mercado brasileiro. Em 1988, ganhou o design da família do Fiat Uno e passou a ser também uma picape pequena. Atualmente, está em sua terceira geração, seguindo o visual da segunda geração do Uno.

Esses modelos históricos são verdadeiros símbolos da indústria automobilística brasileira, resistindo ao tempo e se mantendo à disposição dos consumidores. Mesmo com o avanço tecnológico e as mudanças de preferências, esses veículos continuam a cativar os brasileiros com suas características e atributos únicos.

Compartilhe esta notícia: