Artigo: O orçamento na vida da sua empresa

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Por: Jorge Luiz Rocha Pereira*

A previsão das despesas e receitas futuras não precisa se tornar um momento de magia e ocultismo, mas sim de contato com a realidade da sua empresa, através dos controles e ajustes financeiros, que atendam às necessidades comerciais do negócio, em um determinado período.

A decisão de comprar a vista, com desconto, ou a prazo sem qualquer redução, pode ser apoiada pela análise do orçamento e suas próprias imposições de limites de desembolso dos meses futuros.

Vamos conversar sobre o assunto.

Dentre as diversas tarefas, a mais importante, é a de promover os controles financeiros ao nível de máxima importância empresarial, portanto, para esta finalidade, todos na organização devem estar incumbidos na preservação da qualidade, exatidão e cumprimento dos prazos dos dados coletados.                                                                                                                      

Mas somente isto não basta, é necessário estar acompanhando diariamente os lançamentos das despesas e receitas no fluxo de caixa, planilha geradora e orientadora das informações para o orçamento empresarial.

Para iniciar o processo orçamentário a gestão deve determinar seus objetivos comerciais, desde a análise de todos os parâmetros de logística, como estoque médio e mínimo, prazos de entrega e reposição, considerar as variáveis da inserção em novos mercados, a prospecção de novos fornecedores, até o gerenciamento analítico dos clientes, como também a previsão dos custos fixos e variáveis, e a evolução do faturamento no período.

Atualmente, em função da intensa oscilação das variáveis que compõem um planejamento orçamentário, a previsão para seis meses é a mais coerente a ser realizada.

É importante que as informações que perfazem o orçamento sejam calculadas a partir dos objetivos propostos, e não apenas relativos ao desempenho atual do fluxo de caixa.

A elaboração do orçamento deve seguir os seguintes pontos fundamentais, como o limite e potencial de caixa, plano de ação de marketing e comercial, poder de manter as relações comerciais com qualidade e controle, análise periódica dos mercados envolvidos.

De qualquer forma, a elaboração do Plano Orçamentário do seu negócio é para ser seguido, analisado e sempre ajustado à realidade da empresa e das oscilações de mercado.

O importante é ter um plano, mesmo que a falta regular de algumas variáveis prejudique a projeção financeira ou comercial.

Tenha a certeza que não ter nenhum plano ou objetivo é muito pior para o seu negócio.

*Jorge Luiz Rocha Pereira é consultor de empresas.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

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