Artigo: Atenção senhores passageiros, avisem a Leila que avião não faz gol e o piloto (Abel) sumiu…

Compartilhe esta notícia:

Por: Gustavo Girotto*

Os últimos sete jogos do Palmeiras, diante da turbulência, acendeu o aviso de apertar os cintos. Há problemas no elenco e na comunicação (disso eu entendo, de futebol só gosto e pergunto ao meu pai – que foi jogador).

A presidente Leila Pereira tomou posse em 15 de dezembro de 2021. Desde então, o Palmeiras fez 8 contratações, sendo que em 6 delas foi preciso realizar investimentos que totalizam quase R$ 150 milhões. Dos 8 reforços, hoje apenas 1 é titular (Artur), e três já deixaram o clube (além de Tabata e Navarro, Merentiel).

A derrota para o São Paulo, em casa, de um jogo que o Palmeiras saiu na frente – é preciso ser olhado com redobrada atenção. Abel Pereira, agora de quiet period (erro de comunicação), montou um time com Dudu na direita, tirou Zé Rafael, colocou o Menino – e a estratégia fracassou..

Os minutos finais da eliminação do Palmeiras perante o São Paulo foram, com razão, de inúmeros protestos da torcida (que paga caro o ingresso da política de preço da atual gestão do clube), que disparou:

– “Ô Leila, faz um favor, vende o avião e compra jogador”, e continuou: – Ô Leila, incompetente, usa o Palmeiras para brincar de presidente” e “Ôôô, queremos jogador” foram ganhando força.

Após o segundo gol do São Paulo, anotado por David — que, essencialmente, selou a classificação tricolor —, os protestos foram mais duros:

– “Não é mole não, Libertadores virou obrigação” e “Vergonha, vergonha, vergonha, diretoria sem vergonha”…

Não dá para adotar uma política de silêncio em um momento que estamos em Mayday! Mayday! Mayday!. Se por um lado está sobrando dinheiro, do outro está faltando competência e espírito de luta da equipe.

Avião não faz gol e, antes que alguém me julgue (embora pouco importa) de uma ambição fictícia de ser assessor de comunicação do Palmeiras, deixo a dica: – perder faz parte do futebol. Aceitamos! só que a comunicação é via de duas mãos. O problema é que o Palmeiras há jogos está voando com desorientação espacial e, no momento, precisa pousar em um local seguro, fazer sua manutenção e voltar a voar: vamos Palmeiras, decolar e comunicar o nosso destino: Libertadores…

*Gustavo Girotto é jornalista.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: