Com a queda no preço dos fertilizantes, o momento é favorável para investir na saúde do solo

Compartilhe esta notícia:

Coopercitrus leva condições especiais para seus cooperados anteciparem suas compras e planejarem a safra na Agrishow.

Depois de um 2022 com alta histórica de preços, o setor de fertilizantes registrou redução de 70% no valor do insumo, praticamente equalizando os preços para este ano, segundo dados da Anda (Associação Nacional de Difusão de Adubos).

Seguindo essa mesma tendência, o IPCF (Índice de Poder de Compra de Fertilizantes) de março atingiu o menor nível dos últimos 21 meses fechando em 0,97. O fertilizante foi o fator que mais impactou na composição do índice, com queda média de 6% em comparação a fevereiro, liderada pelo cloreto de potássio e seguida pela ureia, fosfato monoamônico e superfosfato simples.

“Esta é uma notícia muito boa para o mercado visto que no último ano tivemos altas expressivas nos preços dos fertilizantes, devido à guerra, pós pandemia, questões logísticas e lockdown, que afetou a produção dos fertilizantes”, analisa Estefânia Nardachione, de fertilizantes da YEB e analista chefe da GlobalFert.

“Os preços históricos estão chegando abaixo da média dos últimos 10 anos. A compra planejada garante segurança ao negócio do produtor rural. Além disso, o fertilizante precisa estar disponível no momento ideal para a sua aplicação”, complementa o diretor Comercial da Coopercitrus, Sebastião Pedroso.

Em menor proporção, as commodities também registraram queda média de 3% em relação a fevereiro, refletindo a reação à safra recorde brasileira. A redução foi liderada pela soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.

“Trata-se de um bom momento para o produtor rural porque dá mais acesso a ele para voltar a utilizar as matérias primas nos seus cultivos”, explica Nardachione.

“A relação de troca nas principais culturas já é melhor que em 2022 e se aproxima da média histórica, equilibrando a precificação dos insumos e vendas de commodities”, complementa Pedroso.

Agrishow: oportunidade de bons negócios

A Coopercitrus marcará presença na 28ª edição da Agrishow, que acontece entre os dias 1 e 5 de maio. Para Pedroso, a feira acontece no melhor momento para os agricultores planejarem a safra e anteciparem as compras.

“É uma ótima oportunidade para o nosso cooperado. A Coopercitrus está preparada para atender os cooperados com fornecimento de fertilizantes para sua safra com as melhores condições comerciais e prazos adequados para sua cultura bem como eficiência logística de entrega”, ressalta Pedroso.

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus — Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 39 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.

Compartilhe esta notícia: