Anvisa suspende produção e venda de alimentos da marca Fugini

Compartilhe esta notícia:

Empresa de molhos de tomate e conservas vegetais teve lotes de maionese recolhidos por uso de matéria-prima vencida e falhas graves de higiene e controle de qualidade em inspeção sanitária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos da marca Fugini produzidos em uma de suas unidades na cidade de Monte Alto, no interior de São Paulo. A medida preventiva é válida para os produtos em estoque na fábrica e foi tomada após uma inspeção sanitária identificar falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros.

A Fugini é conhecida por produzir molhos de tomate, conservas vegetais e outros itens alimentícios, como maionese e mostardas. Segundo a Anvisa, a suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às Boas Práticas de Fabricação. A empresa afirmou em suas redes sociais que a inspeção gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos e que respeitou e rapidamente alterou os pontos indicados.

Além da suspensão da produção e venda de alimentos da marca Fugini, a Anvisa também determinou o recolhimento de lotes de maionese da marca produzidos na planta de Monte Alto no período de 20/12/2022 a 21/03/2023, devido ao uso de matéria-prima vencida na fabricação. A medida determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024, e também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

A Anvisa alertou que estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento. A inspeção foi realizada de forma conjunta com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto.

A empresa divulgou nota oficial de Esclarecimento ao Público, diante do processo de vistoria ocorrido na unidade de Monte Alto e ressalta que em mais de 25 anos de operação, jamais tiveram um único lote de produto retido por problemas, veja a integra da nota.

“A Fugini Alimentos sempre transparente e preocupada com seus clientes, fornecedores e consumidores vem a público informar que passou por um processo de vistoria em sua planta de Monte Alto (SP), que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos.

Mesmo não concordando com algumas das alterações determinadas, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados.

Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de venda do varejo.

Sempre cumprimos com todas as obrigações. Prova disso, em mais de 25 anos de operação, jamais tivemos um único lote de produto retido por problema de recall. Somos uma marca muito querida pelos consumidores e respeitada pelo mercado como um todo. E assim seguiremos.”

A empresa também colocou à disposição dos consumidores os canais de atendimento e telefone 0800 702 4337 para esclarecimento de dúvidas ou informação adicional.

Compartilhe esta notícia: