Nossa Palavra – Roçagem e limpeza avançam na cidade

Compartilhe esta notícia:

O período de chuva e sol é propício para o crescimento do mato, natural da época do ano. Por isso, os trabalhos são intensificados pela Prefeitura para buscar vencer as demandas. Várias frentes de trabalho estão atuando nesse sentido, em diversos bairros do município, roçando e limpando.

Os bons hábitos de higiene e a manutenção de um ambiente limpo contribuem de forma significativa para reduzir a incidência de doenças relacionadas aos resíduos domiciliares. Isso porque os materiais descartados de forma inadequada promovem condições favoráveis para a proliferação de ratos, baratas e, principalmente, para o agente transmissor da dengue, zika e chikungunya – o Aedes aegypti.

A Operação Dengue é uma das frentes de trabalho em que os agentes realizam serviços como limpeza de encostas, coletas de entulho e materiais inservíveis com o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. É importante que a população também faça sua parte, evitando o descarte irregular desses materiais.

A limpeza é um fator determinante para evitar várias enfermidades. Ações simples como lavar bem as mãos, não andar descalço e limpar bem as superfícies com bastante contato, a exemplo de maçanetas e pisos, são fundamentais para não desenvolver alguma doença. Por isso, é importante que a população cultive bons hábitos de higiene, acondicione corretamente os resíduos e contribua para a manutenção da limpeza da cidade.

A orientação da Secretaria de Serviços Municipais é para que o descarte seja feito próximo ao horário da coleta. O lixo domiciliar deve ser deixado na frente da casa ou nas caixas estacionárias (contêineres), nos bairros que dispõem desses coletores, e próximo ao horário em que o caminhão compactador passa para fazer a coleta.

É fundamental também fazer o descarte nos dias corretos, pois há locais da cidade onde a coleta é feita em dias alternados. O resíduo deve estar acondicionado em saco plástico bem amarrado para que não seja espalhado por animais.

 

Compartilhe esta notícia: