Artigo: O aumento da imunidade com a alimentação natural

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

Nos últimos tempo, graças as doenças presentes no nosso dia a dia, como a dengue e a covid-19, muito se fala de aumento da imunidade para passar por essa fase com mais facilidade.

Para simplificarmos o que é imunidade, basta pensarmos que a imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam na defesa do nosso corpo contra uma série de doenças, bactérias e vírus.

Existem muitos medicamentos que prometem esse aumento, mas também podemos promover o aumento da imunidade apenas com a nossa alimentação diária. Existem muitos nutrientes que podem ‘’aumentar’’ a imunidade e potencializar positivamente agentes naturais de defesa do nosso próprio organismo. Para promovermos esse aumento, necessitamos de uma alimentação natural muito diversa, promovendo uma ingestão branda de vários nutrientes.

Seguem dicas de alimentos para fortalecer a imunidade:

— Vegetais e frutas alaranjados

Ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres e ajuda a reforçar o sistema imunológico. Exemplos: cenoura, mamão, manga, jerimum.

— Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em antioxidantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é importante consumir de 3 a 5 frutas por dia. Exemplo: morango, acerola, limão, laranja e o suco integral das uvas.

— Chá-verde

Não podemos esquecer os chás. Ricos em flavonoides e contêm antirradicais livres. Protetor do sistema imunológico.

— Alho

O alho contém alicina, que estimula as células da imunidade.

— Folhas verdes

Para um melhor aproveitamento de todos os nutrientes dessas, é melhor ingerir cruas e bem lavadas. Elas possuem nutrientes importantes, como o cálcio e ácido fólico.

Uma alimentação balanceada e equilibrada em todos os momentos aumenta drasticamente sua imunidade e é um salto considerável na qualidade de vida e na busca pela longevidade saudável.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: