Artigo: A obesidade e a morte

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

A obesidade é um distúrbio relacionado ao excesso de gordura corporal, aumentando o risco de outros problemas de saúde, levando até a morte.

Na maioria das vezes, a obesidade é o resultado da ingestão de calorias do que conseguimos queimar com exercícios físicos e atividades do nosso dia a dia. Porém, pode estar ligada a distúrbios hormonais ou outras doenças.

Para se diagnosticar, basta fazer a conta de índice de massa corporal (IMC), fazendo um simples cálculo, dividindo o peso (em kg) pela altura (em metros) ao quadrado. Se o resultado for entre 30 e 34,9, está classificado em obesidade grau um, se o cálculo estiver entre 35 e 39,9, obesidade de grau dois (severa) e acima de 40 obesidade de grau três (mórbida).

Esse distúrbio acarreta várias outras doenças, podendo sim levar a morte, dentre elas, temos a diabete tipo 2, doenças hepáticas e até doenças cardíacas, derrames e outras que podem levar a morte.

O obeso também está sujeito a péssimas condições psicológicas, causando transtornos mentais.

Nesses casos, procurar clínicas com multidisciplinaridade ajuda muito no tratamento em alguns casos.

Recentemente alguns estudos indicam que a obesidade é um problema crescente no Brasil, sendo considerado uma situação delicada de saúde pública.

Estimativas recentes indicam que cerca de 57% da população brasileira está acima do peso, sendo aproximadamente 18% obesos. Segundo estudos, até 2030 o percentual de obesidade pode aumentar para 30% da população total do país.

A obesidade deve ser tratada por médicos especialistas, sempre com auxílio de outros profissionais como nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: